O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750)

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Autores

  • André Freitas Simão Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333

Resumo

Este trabalho trata do estudo e processo de transcrição e adaptação para o violão da obra Capriccio (SW 91.2, SW 25*) de Silvius Leopold Weiss (1687-1750), composta originalmente para alaúde barroco. Existem três fontes primárias diferentes dessa obra que estão presentes nos manuscritos das coleções de Londres (London Weiss Ms., British Library of London) e Varsóvia (Warszawa, Biblioteka Uniwersytecka, Polska). Em 2003, a Lute Society of America publicou uma versão restaurada da obra realizada pelo alaudista Michel Cardin, que combinou essas três diferentes fontes, sendo essa edição juntamente com os manuscritos a base da transcrição para o violão aqui apresentada. A diferença de afinação e do número de cordas entre o alaúde e o violão gera, na adaptação para o violão, problemas devidos às caracterí­sticas idiomáticas técnico-musicais presentes na obra que devem ser analisados e cujas soluções são discutidas através de exemplos musicais. No final a transcrição integral da obra é apresentada.

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Biografia do Autor

André Freitas Simão, Universidade de Évora

Violonista e professor. É bacharel em violão pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em performance instrumental pela Hochschule für Musik Nürnberg (Alemanha) e mestre pela Universität Mozarteum Salzburg (Áustria). Atualmente é aluno do curso de doutorado em performance instrumental pela Universidade de Évora (Portugal). Foi bolsista da FAPESP, DAAD e KAAD. Premiado em diversos concursos de música no Brasil e exterior. Considerado pela revista alemã Akustik Gitarre como um "solista de dimensões internacionais", já realizou recitais como solista e em grupos de música de câmara em diversos paí­ses na Europa, América do Sul, Àfrica e Ásia, em cidades como Paris, Viena, Salzburg, Munique, Frankfurt, Budapeste, Den Haag, Seoul, Cairo, São Paulo e Rio de Janeiro.

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Publicado

31.12.2016

Como Citar

Simão, A. F. (2016). O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750). Revista Vórtex, 4(3), 1–36. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333

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