O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750)
Visualizações: 663DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333Resumo
Este trabalho trata do estudo e processo de transcrição e adaptação para o violão da obra Capriccio (SW 91.2, SW 25*) de Silvius Leopold Weiss (1687-1750), composta originalmente para alaúde barroco. Existem três fontes primárias diferentes dessa obra que estão presentes nos manuscritos das coleções de Londres (London Weiss Ms., British Library of London) e Varsóvia (Warszawa, Biblioteka Uniwersytecka, Polska). Em 2003, a Lute Society of America publicou uma versão restaurada da obra realizada pelo alaudista Michel Cardin, que combinou essas três diferentes fontes, sendo essa edição juntamente com os manuscritos a base da transcrição para o violão aqui apresentada. A diferença de afinação e do número de cordas entre o alaúde e o violão gera, na adaptação para o violão, problemas devidos às características idiomáticas técnico-musicais presentes na obra que devem ser analisados e cujas soluções são discutidas através de exemplos musicais. No final a transcrição integral da obra é apresentada.Downloads
Referências
BARON, Ernst G. The study of the lute. Versão em inglês de Douglas Alton Smith do tratado Historisch-theoretische und practische Untersuchung des Instruments der Lauten (1727). Redondo Beach: Instrumenta Antiqua Publications, 1976.
BORGES, Rafael G. O uso de scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BOYD, Malcolm. Arrangement. In: SADIE, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 2, 2001, pp. 65-71. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.01332
BURLEY, Raymond (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Anthology of selected pieces. Mainz und London: Schott, 1993. Partitura.
CARDIN, Michel. Weiss´ Capriccio Restored. LSA Quarterly, Minneapolis, Vol. 38, no. 4200, pp. 15-19, 2003.
CARDIN, Michel. The London Manuscript unveiled: 12 Analysis Conclusions. 2014. Disponível em <http://brilliantclassics.com/media/965237/95070-Weiss-COMPLETE-Liner-notes-Download.pdf >. Acesso em 20.11.2015.
CARDOSO, R. D. C. Repertório barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritivos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
CHIESA, Ruggero (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Intavolatura di liuto: Trascrizione in Notazione Moderna di Ruggero Chiesa conforme all"™originale del British Museum. Milano: Edizioni Suvini Zerboni, 1967. 2 Volumes. Partitura.
CRAWFORD, Tim (Ed.). The Moscow Weiss"™ Manuscript. Columbus: Editions Orphée, 1995.
CRAWFORD, Tim (Ed.). Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 5. Teil 1. Kassel: Bärenreiter, 2002.
CRAWFORD, Tim (Ed.): Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 7. Kassel: Bärenreiter, 2007.
FARSTAD, Kejtil. German Galant Lute Music in the 18th Century. Tese de Doutorado. Studies from the Department of Musicology, University of Göteborg No.58, Göteborg, 2000.
FREIMUTH, Michael; LEGL; Frank, LUTZ, Markus (Ed.): Lautenmusik aus Schloss Rohrau. Werke von Silvius Leopold Weiss und anderen. Frankfurt/Main: Deutsche Lautengesellschaft e.V, 2010.
GARDEN, Greer. Port de voix. In: Sadie, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Segunda Edição. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 20, 2001. P. 184. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.22145
HOFFMAN-ERBRECHT, Lothar. Der Lautenist Silvius Leopold Weiß und Johann Sebastian Bach, in: Gitarre & Laute Magazine, 6/1987, pp. 19-23.
KÄPPEL, Hubert. Die Technik der modernen konzert Gitarre. Brühl: AMA Musikverlag, 2011.
KOONCE, Frank (Ed.). Johann Sebastian Bach. Johann Sebastian Bach. The Solo lute Works. San Diego: Neil A. Kjos Music Company, Second Edition, 2002.
KRAUSE, Ansgar. Weiss: 6 Stücke. Mainz: Schott Music, 2011. Partitura.
LUNDBERG, Robert. The German Baroque Lute, 1650 to 1750. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol.32, pp. 1-34, 1999 [a].
LUNDBERG, Robert: Weiss"™s Lutes: The Origin of the 13-Course German Baroque Lutes. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol. 32, 1999, pp. 35-66 [b].
NEU, Ulrike. Harmonik und Affektgestaltung in den Lautenkompositionen von Silvius Leopold Weiß. Frankfurt (Main): Peter Lang, 1995.
RAGOSSNIG, Konrad. Handbuch der Gitarre und Laute. Mainz: Schott, 2003.
RINEHART, Alan (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. The Moscow "˜Weiss"™ Manuscript: M.I. Glinka State Central Museum of Musical Culture, MS 282/8: Transcribed and edited by tim Crawford. Columbus: Editions Orphée, 1995. Partitura.
REILLY, Edward; SMITH, Douglas Alton & CRAWFORD, Tim: Weiss (2) Silvius [Sylvius] Leopold Weiss. Em: Sadie, Stanley (editor): The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, 2001, Vol. 27, pp. 253-257.
SCHLEGEL, Andreas. Die Laute in Europa. Menziken: The Lute Corner, 2006.
SIMíO, André Freitas. The process of arranging Silvius Leopold Weiss"™ solo lute works for guitar from the Rohrau collection. Dissertação de mestrado, Universität Mozarteum Salzburg, 2013.
SMITH, Douglas Alton: The Late Sonatas of Silvius Leopold Weiss. Tese de Doutorado. Department of Music of Stanford University, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 André Freitas Simão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.