Análise do Barroco e seus desdobramentos: atemporalidade e intersemiose

Autores

  • Olímpio Pinheiro Santana Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.2.28-47

Palavras-chave:

Barroco, Pintura, Técnica, Forma, Atemporalidade

Resumo

Este ensaio, fruto de uma pesquisa bibliográfica, engloba os desdobramentos da pintura barroca, com ênfase temática na representação da carne. Primeiramente, identificamos a atemporalidade do Barroco, em seguida, destacamos a influência de Rubens na obra de Watteau. Estabelecemos diálogos temáticos entre uma pintura de Lucian Freud e uma obra de Watteau, ressaltamos as similaridades técnicas deste pintor ingês com Rembrandt e Francis Bacon. Analisamos um nu feminino do brasileiro Anderson Santos, a visceralidade da obra de Adriana Varejão e sua influência por Rembrandt. Levantamos pontos comuns entre Rembrandt e Francis Bacon. As obras de arte em foco foram tomadas como objeto de intersemiose, onde manteve-se um diálogo com a literatura de William Shakespeare, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Ernesto Sábato e Umberto Eco. No final do trabalho há considerações sobre alguns problemas da arte contemporânea.

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Biografia do Autor

Olímpio Pinheiro Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS, bolsista da CAPES. Graduado em Artes Plásticas (EBA-UFBA), desenvolve pesquisa processual em desenho ilustrativo e em pintura. Sua terceira mostra individual,A carne além da interface: uma releitura de Rembrandt(2014), foi no Centro Cultural do Fórum Ruy Barbosa.Foi selecionado para osSalões de Artes Visuais da Bahia 2014, nas edições de Camaçari e Paulo Afonso.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Ensaios