A XILOGRAVURA DE ILUSTRAÇÃO NA REGIÃO DO CARIRI E FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.9923Palavras-chave:
Ilustração de livros, xilogravura de ilustração, gravuraResumo
Estudamos aspectos estéticos e técnicos de produções de xilogravura de ilustração em anúncios comerciais nas regiões do Cariri e de Fortaleza entre 1900 a 1990. A fundamentação desta pesquisa, no que se refere a gravura está em consonância com Gilmar de Carvalho e Sebastião de Paula. Na análise de imagens Martine Joly. O questionamento principal deste trabalho foi: é possível que a produção da xilogravura de ilustração comercial tanto na região do Cariri cearense quanto em Fortaleza possa ter a mesma ou similar qualidade estética e técnica tanto quanto a considerada vertente artística? De forma geral procuramos investigar as características de algumas produções de xilogravura voltados para ilustração a serviço dos anúncios comerciais nas regiões do Cariri e de Fortaleza. Especificamente, estudar aspectos técnicos da produção da xilogravura de ilustração comercial na região do Cariri e Fortaleza; analisar de forma comparativa se as gravuras de ilustração possuem a mesma qualidade técnica ou similar nos aspectos estéticos de composição, de gravação e de impressão. Essa é uma pesquisa sobre arte com uma abordagem qualitativa, iniciada a partir de um levantamento bibliográfico em diferentes fontes: a) acadêmica: monografia, tese; b) livros; c) entrevistas semiestruturadas com artistas e professores de Arte do Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza e concluída com analise de duas imagens de xilogravura de ilustração comercial. Nas considerações finais, constatamos que gravuras de ilustração apresentam boa qualidade técnica, são bem adequadas aos temas empregados como material de divulgação; nos aspectos técnicos, estéticos não são inferiores as gravuras consideradas de arte, dessa forma não se tratam de uma expressão menor.
Downloads
Referências
Bazin, Germain. História da história da arte. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989, (Coleção A).
Carvalho, Gilmar de. Madeira matriz: cultura e memória. São Paulo: Annablume, 1998.
________________. Desenho gráfico popular: catálogo de matrizes xilográficas de Juazeiro do Norte – Ceará. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros/USP, 2000.
________________. Xilogravura: doze escritos na madeira. Fortaleza: Expressão Gráfica 2001. (Museu do Ceará: Coleção Outras Histórias - n° 5).
________________. Memórias da xilogravura. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.
Cavalcante, Nathalia Chehab de Sá. Ilustração: uma prática passível de teorização / Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2010.
David, Bland. A history of book illustration: the illuniinatecl manuscript and the printed book. ,2d rev. ed.i Berkeley, University of California Press, 1969, Second Edition.
Duran-Sanpere, Augustí. Grabados populares espanoles. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S. A., 1971.
Fachin, Júlia Bóries. Identificação e uso de monogramas: em foco o monograma EH. Ano 7, n.14, Jul-Dez 2014, pp. 111 – 125. ISSN 1982-615x
https://www.dicio.com.br/ilustracao/
Joly, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007.
Martins, Itjahy. Gravura: arte e técnica. São Paulo: Laserprint: Fundação Nestlé de Cultura, 1987.
Minayo, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Paula, Francisco Sebastião de. A oficina de gravura e papel artesanal do MAUC/UFC: o ensino da Xilogravura em Fortaleza na década de 1990 e seus desdobramentos. Monografia. (Especialização em Arte e Educação) Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Fortaleza, 2004.
_______________. Uma Trajetória da Xilogravura no Ceará, Tese. (Doutorado em Artes) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2014.
Pereira, Nilce Maria. Traduzindo com imagens: a imagem como reescritura, a ilustração como tradução. (Tese de Doutorado) Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Modernas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, 2008.
Ramos, Paula Viviane. Artistas ilustradores - Editora Globo e a constituição de uma visualidade moderna pela ilustração. Tese (Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2007) Porto Alegre.
Temóteo, Jurandir. A xilogravura de Walderêdo Gonçalves no contexto da Cultura Popular do Cariri. (Dissertação de Mestrado, UFPB/CCHLA). João Pessoa: A Província Edições, 2002.
Bozzetti, Chiara Porto. Entre a arte e a ciência: A aquarela botânica de José dos Reis Carvalho e João Barbosa Rodrigues na produção artística da segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2013.
Weitzmann, Kurt. Illustrations in Roll and Codex: A study of the Method of Text Illustration. Princenton: Princenton University Press, 1947.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-06-26 (2)
- 2025-04-09 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).