A XILOGRAVURA DE ILUSTRAÇÃO NA REGIÃO DO CARIRI E FORTALEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.9923

Resumo

Estudamos aspectos estéticos e técnicos de produções de xilogravura de ilustração em anúncios comerciais nas regiões do Cariri e de Fortaleza entre 1900 a 1990. A fundamentação desta pesquisa, no que se refere a gravura está em consonância com Gilmar de Carvalho e Sebastião de Paula. Na análise de imagens Martine Joly. O questionamento principal deste trabalho foi: é possível que a produção da xilogravura de ilustração comercial tanto na região do Cariri cearense quanto em Fortaleza possa ter a mesma ou similar qualidade estética e técnica tanto quanto a considerada vertente artística? De forma geral procuramos investigar as características de algumas produções de xilogravura voltados para ilustração a serviço dos anúncios comerciais nas regiões do Cariri e de Fortaleza. Especificamente, estudar aspectos técnicos da produção da xilogravura de ilustração comercial na região do Cariri e Fortaleza; analisar de forma comparativa se as gravuras de ilustração possuem a mesma qualidade técnica ou similar nos aspectos estéticos de composição, de gravação e de impressão. Essa é uma pesquisa sobre arte com uma abordagem qualitativa, iniciada a partir de um levantamento bibliográfico em diferentes fontes: a) acadêmica: monografia, tese; b) livros; c) entrevistas semiestruturadas com artistas e professores de Arte do Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza e concluída com analise de duas imagens de xilogravura de ilustração comercial. Nas considerações finais, constatamos que gravuras de ilustração apresentam boa qualidade técnica, são bem adequadas aos temas empregados como material de divulgação; nos aspectos técnicos, estéticos não são inferiores as gravuras consideradas de arte, dessa forma não se tratam de uma expressão menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Sebastião de Paula, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE) / Rosa Saraiva de Paula e Custódio Sebastião de Paula

Professor de Artes com Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especializado em Arte e Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador no Grupo ARTE UM (CNPQ) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Artista Visual com participação em várias exposições individuais, coletivas, obtendo premiações no Brasil e no exterior. Estudou xilogravura e gravura em metal com Eduardo Eloy no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), workshops de gravura em metal com Artur Luiz Piza, Carlos Martins, xilogravura com Francorli na Oficina do MAUC-UFC; workshop de desenho com Carlos Fajardo na Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT).

Downloads

Publicado

2025-04-09

Edição

Seção

Artigos