A existência da obra de John Dewey e o que Schools of To-morrow tem a dizer para o ensino de arte nos dias de hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.106-115

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo introdutório da obra “School of To-morrow” (1915) de John Dewey em coautoria com Evelyn Dewey. O objetivo deste estudo é ampliar o referencial teórico da pesquisa sobre o ensino das artes visuais a partir de uma das obras de John Dewey. O texto foi desenvolvido a partir da seleção dos princípios: ajustment, movimento, experiência, liberdade, disciplina e “learning by doing” para apresentar alguns apontamentos sobre o ensino de arte nos dias atuais. Como resultado apresentamos a importância dos conceitos e da obra para novas proposições, reflexões sobre o processo de apreciação, observação investigativa e a prática orientada no ensino de arte. A conclusão desse estudo é que o aprender fazendo segue o desenvolvimento natural que pode ser aliado da escola na articulação do saber em conexão com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Almeida Moreira, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV - UDESC. É docente efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Palhoça Bilíngue com experiência na Educação Ensino Técnico Tecnológico Profissionalizante.

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Desenvolveu pesquisa como professora pesquisadora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: ARTIST'S DIARY AND PROFESSOR'S DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais e na Graduação em Artes Visuais DAV/UDESC. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É Editora Chefe do Periódico Revista Apotheke. Foi coordenadora de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/UDESC (2017 - 2020). Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e educação, formação docente. É membro associado da ANPAP. Site: www.jocielelampert.com.br e www.apothekeestudiodepintura.com 

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos