A arte no estado de encontros com o processo criativo de Sérgio Moura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.39-50Resumo
Neste artigo, objetiva-se apresentar a arte no estado de encontros com o processo criativo de Sergio Moura, e a mediação entre os artistas e a sociedade para que a potência criativa flua de forma independente. Portanto, consiste na reflexão do seu projeto Artshow, e sobre a urgência de cultivar a sensibilidade criadora com a estranha realidade nacional, e na abordagem de cada um no todo, no coletivo. Dessa forma, o trabalho de Sergio Moura contempla o coletivo carregado de teor crítico devido à persistência em realizar projetos relacionais e vivenciais, frequentemente transitórios, ao longo dos anos no campo artístico em geral, ocorridos durante o período ditatorial militar. Nesse sentido, ao estabelecer um espaço comum para compartilhar desse lugar enquanto sociedade e devolver para o receptor o olhar em volta, seja encontrando semelhanças ou desacordos com a teoria do filósofo Jacques Rancière, pretende-se propor uma leitura da estética relacional na abordagem dos materiais analisados a partir das principais referências: Luise Boeno Malmaceda, Maria José Justino, Artur Freitas e Jacques Rancière.
Palavras-Chave: Arte; Coletivo; Crítico; Ruptura; Liberdade Criativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-16 (3)
- 2023-12-15 (2)
- 2023-12-15 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).