O BARROCO E O MODERNO: A materialização do conhecimento das artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.99-115Palavras-chave:
Barroco, modernidade, técnica, pintura, desenho.Resumo
Este artigoinvestiga a importância do domínio técnico e teórico das artes visuais, com ênfase na pintura, a partir da observação do legado dos grandes mestres. O trabalhopropõe aperfeiçoar a experiência estética na modernidade através da leitura de obras de arte, começando pela detalhada análise de uma tela do pintor barroco francês Simon Vouet. Em sequência há uma análise comparativa e crítica deste pintor e Rubens. Do artista plástico brasileiroLênio Braga analisamos uma escultura e uma releitura de Rubens. Destacamos a importância deGoya e Rembrandt para a arte moderna e a influência deste pintor holandêse do cinemade Eisensteinno trabalho deFrancis Bacon. Em sua diversidade, as imagens selecionadas expressam contextos em que háluta, opressão, beleza, espiritualidade,e, nessa medida,instigam-nos uma reflexãocrítica cujas referências fundamentais são a própria arte como forma de conhecimento e a ética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).