O BARROCO E O MODERNO: A materialização do conhecimento das artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.99-115Keywords:
Barroco, modernidade, técnica, pintura, desenho.Abstract
Este artigoinvestiga a importância do domínio técnico e teórico das artes visuais, com ênfase na pintura, a partir da observação do legado dos grandes mestres. O trabalhopropõe aperfeiçoar a experiência estética na modernidade através da leitura de obras de arte, começando pela detalhada análise de uma tela do pintor barroco francês Simon Vouet. Em sequência há uma análise comparativa e crítica deste pintor e Rubens. Do artista plástico brasileiroLênio Braga analisamos uma escultura e uma releitura de Rubens. Destacamos a importância deGoya e Rembrandt para a arte moderna e a influência deste pintor holandêse do cinemade Eisensteinno trabalho deFrancis Bacon. Em sua diversidade, as imagens selecionadas expressam contextos em que háluta, opressão, beleza, espiritualidade,e, nessa medida,instigam-nos uma reflexãocrítica cujas referências fundamentais são a própria arte como forma de conhecimento e a ética.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-06-24
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).