O BARROCO E O MODERNO: A materialização do conhecimento das artes visuais

Autores/as

  • Olímpio Pinheiro Santana Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.99-115

Palabras clave:

Barroco, modernidade, técnica, pintura, desenho.

Resumen

Este artigoinvestiga a importância do domí­nio técnico e teórico das artes visuais, com ênfase na pintura, a partir da observação do legado dos grandes mestres. O trabalhopropõe aperfeiçoar a experiência estética na modernidade através da leitura de obras de arte, começando pela detalhada análise de uma tela do pintor barroco francês Simon Vouet. Em sequência há uma análise comparativa e crí­tica deste pintor e Rubens. Do artista plástico brasileiroLênio Braga analisamos uma escultura e uma releitura de Rubens. Destacamos a importância deGoya e Rembrandt para a arte moderna e a influência deste pintor holandêse do cinemade Eisensteinno trabalho deFrancis Bacon. Em sua diversidade, as imagens selecionadas expressam contextos em que háluta, opressão, beleza, espiritualidade,e, nessa medida,instigam-nos uma reflexãocrí­tica cujas referências fundamentais são a própria arte como forma de conhecimento e a ética.

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Biografía del autor/a

Olímpio Pinheiro Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS, bolsista da CAPES. Graduado em Artes Plásticas (EBA-UFBA), desenvolve pesquisa processual em desenho ilustrativo e em pintura. Sua terceira mostra individual,A carne além da interface: uma releitura de Rembrandt(2014), foi no Centro Cultural do Fórum Ruy Barbosa.Foi selecionado para osSalões de Artes Visuais da Bahia 2014, nas edições de Camaçari e Paulo Afonso.

Publicado

2016-06-24

Número

Sección

Artigos