A Proposição 1 de Arquimedes na formação de professores indígenas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9259Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa participativa, com a colaboração de seis acadêmicos indígenas de Matemática, da etnia Pataxó, em meio à Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia no campus de Porto Seguro. Nosso objetivo foi ressaltar a importância de utilizarmos tópicos de História da Matemática, em consonância com preceitos da Etnomatemática, no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, em consonância com os acadêmicos indígenas promovemos a construção da fórmula matemática que utilizamos para calcular a área deum círculo. Assim, partimos da proposição 1 de Arquimedes descrita em seu livro “A Medida do Círculo”, a qual nos inspirou a encomendar dois sólidos geométricos em madeira (Cedro), que foram confeccionados sob medida por um artesão indígena da etnia Pataxó. A atividade ainda envolve o conceito físico de massa específica. Os dados foram coletados, concomitante, ao desenvolvimento da atividade e por meio de um questionário composto por três questões ao seu final. A atividade se mostrou promissora no cenário de formação de professores indígenas de Matemática, bem como pode ser realizada para além desse contexto educacional, por exemplo, no âmbito do Educação Básica, e nos processos de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática.
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