Modelagem Matemática nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática em um contexto de Sistema Estruturado de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9236

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como a Modelagem Matemática tem sido abordada nas práticas pedagógicas de Professores que ensinam Matemática no contexto do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de Mato Grosso. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 36 professores de Matemática em serviço nas escolas estaduais nos anos de 2023 e 2024. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de cinco Unidades de Registro e uma Categoria de Análise -Aspectos dificultadores para a implementação da Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas de professores, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que as avaliações externas como foco de um SEE, o conhecimento dos professores sobre Modelagem Matemática, a postura dos alunos, a carga horária de Matemática no Ensino Médio e currículo prescrito -cumprir os conteúdos do material estruturado se constituem como sendo os cinco obstáculos que dificultam e até inviabilizam o ensino de Matemática por meio da Modelagem Matemática nas escolas da Educação Básica devido à imposição pelo cumprimento dos conteúdos curriculares contidos no SEE no estado de Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Marcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado do Mato Grosso

Professor lotado no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituo de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho" (Unesp) – Rio Claro/SP.

Acelmo de Jesus Brito, Universidade do Estado do Mato Grosso

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí/GO. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. E-mail: acelmo@unemat.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7085829274426411. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6212-5093.

Edivagner Souza dos Santos, Universidade do Estado do Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor da SEDUC/MT e Professor Substituto da Universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. E-mail: vaguinhos.santos@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6995456668841355 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0621-3731

Lucinéia de Souza Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Professora da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2013529020759364. Celular (65) 999249689. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-6625-0024. E-mail:  lucineia.souza@unemat.br.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Rodrigues, M. U., JESUS BRITO, A., Souza dos Santos, E., & Souza Gomes, L. (2024). Modelagem Matemática nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática em um contexto de Sistema Estruturado de Ensino. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–26. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9236

Edição

Seção

Artigos Científicos