Letramento Estatístico

um estudo sobre sua presença na BNCC e em planos de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9194

Resumo

Este estudo analisa os níveis de letramento estatístico, propostos pela BNCC e pelos planos de aula disponibilizados em uma plataforma digital. O objetivo é comparar a progressão do letramento estatístico ao longo dos anos escolares, buscando comparar o nível proposto pela BNCC e o que é fornecido pelos planos de aula. Com esse fim, propõem-se desdobramentos dos níveis de letramento estatístico propostos e, à luz da Análise Textual Discursiva, catalogar e identificar qual o nível de letramento estatístico para cada ano escolar, para a BNCC e para os planos de aula. Com esse estudo, conclui-se que os planos de aula estão, em geral, alinhados com a BNCC, porém, ao olhar individualmente para cada desdobramento, não se obtém o mesmo resultado, contendo divergências no que se espera da compreensão gráfica e tabular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Carolina Aymoré Ferrandin, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Aymoré Ferrandin, L. C., & Rolkouski, E. (2024). Letramento Estatístico: um estudo sobre sua presença na BNCC e em planos de aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9194

Edição

Seção

Artigos Científicos