Letramento Estatístico

um estudo sobre sua presença na BNCC e em planos de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9194

Resumen

Este estudo analisa os níveis de letramento estatístico, propostos pela BNCC e pelos planos de aula disponibilizados em uma plataforma digital. O objetivo é comparar a progressão do letramento estatístico ao longo dos anos escolares, buscando comparar o nível proposto pela BNCC e o que é fornecido pelos planos de aula. Com esse fim, propõem-se desdobramentos dos níveis de letramento estatístico propostos e, à luz da Análise Textual Discursiva, catalogar e identificar qual o nível de letramento estatístico para cada ano escolar, para a BNCC e para os planos de aula. Com esse estudo, conclui-se que os planos de aula estão, em geral, alinhados com a BNCC, porém, ao olhar individualmente para cada desdobramento, não se obtém o mesmo resultado, contendo divergências no que se espera da compreensão gráfica e tabular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Carolina Aymoré Ferrandin, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Citas

BACCAR, M. H. M. M.; NOVAES, A. M.; RANGEL, L.; LANDIM, F. M. P. F.; LEAL, V. M.; REIS, V. P. da C.; OLIVEIRA, R. M. A. de. Uma reflexão sobre o letramento estatístico e as diretrizes curriculares no Brasil para os anos do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 1-23, jan./dez. 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15717.

BALL, S. J.; BOWE, R.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. The challenge of developing statistical literacy, reasoning, and thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Portaria nº 790, de 27 de julho de 2016. Institui o Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e reforma do Ensino Médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 jul. 2016. Seção 1, n. 144, p. 16.

CURCIO, F. R. Developing graph comprehension. Virginia: National Council of Teachers of Mathematics, 1989. p. 5-6.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 10.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. [1967].

GAL, I. Adults' statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, The Netherlands, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002. Disponível em: https://iase-web.org/documents/intstatreview/02.Gal.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

GAY, M. R. G. O desenvolvimento do raciocínio estatístico nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia para Especialização) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

GUIA prático da BNCC. Construir Notícias, [s. l.], 2017. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/guia-pratico-da-bncc/. Acesso em: 11 jan. 2024.

LOPES, C. A. E. Literacia estatística e o INAF 2002. In: FONSECA, M. da C. F. R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 187-197.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

p. (Educação em Ciência).

NOVA ESCOLA. Sobre os planos de aula. 2021. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20344/sobre-os-planos-de-aula. Acesso em: 23 mar. 2024.

PONTES, M. M. de; VASCONCELOS, F. V.; LIMA, D. S. S. M.; VASCONCELOS, A. K. P. A temática ‘Probabilidade e Estatística’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 12, p. 221-237, dez. 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.957.

ROCHA, N. F. E. Base Nacional Comum Curricular e Micropolítica: analisando os fios condutores. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

ROSA, L. O. da; FERREIRA, V. S. A rede do movimento pela base e sua influência na Base Nacional Comum Curricular brasileira. Teoria e Prática da Educação, v. 21, n. 2, p. 115-130, maio/ago. 2018.

SANTOS, W. D.; SANTOS JUNIOR, J. dos; VELASQUE, L. de S. O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 210-229, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i2.1664.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 3, 128 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5925603/mod_resource

/content/1/SOARES_Magda_Letramento_Um_tema_de_tres.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002. v. 47, 104 p.

WAINER, H. A study of display methods for NAEP results: I. Tables. Program statistics research. Technical report No. 95-1. Educational Testing Service, Princeton, 1995.

WATSON, J.; CALLINGHAM, R. Statistical literacy: a complex hierarchical construct. Statistics Education Research Journal, v. 2, n. 2, p. 3-46, nov. 2003. Disponível em: https://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ2(2)_Watson_Callingham.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Aymoré Ferrandin, L. C., & Rolkouski, E. (2024). Letramento Estatístico: um estudo sobre sua presença na BNCC e em planos de aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9194

Número

Sección

Artigos Científicos