Análise de Erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP-2019 em São Luis, Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8997

Resumo

Esta pesquisa apresenta resultados de um projeto de investigação que tem como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes do Ensino  Médio, no Estado do Maranhão,  na prova da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP.  Apresentam-se os resultados da pesquisa referentes a São Luís, capital do Estado, questão 6, que envolve a Análise Combinatória. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como base a Análise de Erros e outros referenciais da área de Avaliação em Educação Matemática. Sustentada pela Análise de Conteúdo, constituíram-se três categorias, das quais, neste artigo, a categoria O enunciado da questão não é tomado como base para a resolução da questão é apresentada. Evidenciaram-se passos nas resoluções em que o enunciado não foi tomado como orientação para a resolução, bem como as trocas citadas não foram executadas, além de não levarem à solução. Isso permitiu concluir que os estudantes que responderam as questões analisadas tiveram dificuldade em interpretar os enunciados dos problemas, além da falta de habilidade em aplicar os conceitos matemáticos e regras na resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Valdiane Sales Araujo, Universidade Federal do Maranhão

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Renata de Farias Limeira Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

UFMA

Rosani Brune de Almeida Dias, Universidade Federal do Maranhão

UFMA

Domício Magalhães Maciel, Universidade Federal do Maranhão

UFMA

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Sales Araujo, V., Carvalho, R. de F. L., Dias, R. B. de A., & Maciel, D. M. (2024). Análise de Erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP-2019 em São Luis, Maranhão. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–21. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8997

Edição

Seção

Artigos Científicos