Análise de Erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP-2019 em São Luis, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8997Resumen
Esta pesquisa apresenta resultados de um projeto de investigação que tem como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes do Ensino Médio, no Estado do Maranhão, na prova da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP. Apresentam-se os resultados da pesquisa referentes a São Luís, capital do Estado, questão 6, que envolve a Análise Combinatória. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como base a Análise de Erros e outros referenciais da área de Avaliação em Educação Matemática. Sustentada pela Análise de Conteúdo, constituíram-se três categorias, das quais, neste artigo, a categoria O enunciado da questão não é tomado como base para a resolução da questão é apresentada. Evidenciaram-se passos nas resoluções em que o enunciado não foi tomado como orientação para a resolução, bem como as trocas citadas não foram executadas, além de não levarem à solução. Isso permitiu concluir que os estudantes que responderam as questões analisadas tiveram dificuldade em interpretar os enunciados dos problemas, além da falta de habilidade em aplicar os conceitos matemáticos e regras na resolução de problemas.
Descargas
Citas
ABREU, S. L. A. As inter-relações entre a prática docente e as tecnologias digitais no processo de ensino de Matemática na perspectiva das políticas públicas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2024. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f66bc393-dbc4-40e8-ad38-0882a217e67b/content. Acesso em: 29 jul. 2024.
ALMEIDA, D. M; PIZANESCHI, F.P. M; DARSIE, M. M. P. O erro no processo de ensino e aprendizagem em matemática: sua relação com as dificuldades de aprendizagem no contexto Escolar. In: Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-13. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7480_4035_ID.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. 3. reimp. Lisboa: Edições 70, 2016.
BENITES-BONETTI, V. C. Identidade docente: inter-relações entre cursos de Licenciatura em Matemática e a profissionalidade do professor. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/52f4f363-6528-4a5e-a310-3911a89cdf57/content. Acesso em: 29 jul. 2024.
CURY, H. N. A Análise de Erros e formação de Professores: sugestões para Ensino e Pesquisa em Cursos de Licenciatura em Matemática. Revista Contexto e Educação, Unijuí, v. 21, nº 76, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1098. Acesso em: 29 jul. 2024.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
IBGE. Censo de 2022. Municípios por estado: Maranhão. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/panorama. Acesso em: 29 jul. 2024.
IMPA. OBMEP: Provas e Soluções, 2019: Disponível em http://www.obmep.org.br/provas.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.
FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Lisboa: Texto Editora, 2004. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5509/1/Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20das%20aprendizagens-Uma%20agenda%2c%20muitos%20desafios.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
GOUVEIA, C. A. A. Manifestação da prática do professor que ensina matemática: aproximações com uma comunidade de prática. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/1ff591b0-4278-4532-92be-701871ef074e/content. Acesso em: 29 jul. 2024.
KLIEMANN, G.L.; DULLIUS, M. M. Análise de Erros na resolução de problemas matemáticos. AMAZÔNIA – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 13, n. 28, p. 166-180, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197. Acesso em: 29 jul. 2024.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
MACIEL, D. M. A avaliação no processo ensino-aprendizagem de matemática, no ensino médio: uma abordagem formativa sócio-cognitivista. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2003. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/294402. Acesso em: 29 jul. 2024.
MACIEL, D. M. Aspectos da Avaliação online no contexto de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática a distância. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191981. Acesso em: 29 jul. 2024.
MACIEL, D. M. Avaliação formativa e tarefas metacognitivas de avaliação em educação matemática: diário matemático e mapa conceitual. In: NAVARRO, E. R. et al. Formação de professores da educação em ciências e matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. v. 2. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022. p. 43-61. Disponível em: https://www.editoracientifica.org/articles/code/220207939. Acesso em: 29 jul. 2024.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, A. Aspectos do conhecimento do professor de Matemática em processos formativos na modalidade EaD. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/ceec59ee-5bc3-47d0-adf2-309c66579b3c. Acesso em: 29 jul. 2024.
RIBEIRO, V. P.; GODOY, E. V; ROLKOUSKI, E. Análise de erros: um estudo com ingressantes de cursos de graduação. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 112-133, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17413. Acesso em: 29 jul. 2024.
RODRIGUES, M. U. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/e044b18e-cbf5-4a9b-9c86-d20820b56675. Acesso em: 29 jul. 2024.
SALES, E. R.; CARMO, J. S.; HENKLAIN, M. H. O. Produção de erros em prova de Matemática: Critérios de correção e atribuição de notas por professores do Ensino Fundamental. In: SANTOS, E.; LAUTERT, S. (orgs.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: contribuições da Psicologia da Educação Matemática. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020.
SANTOS, R. M.; TANAKA FILHO, M.; MORAES, M. M., Análise de Erros na Produção dos Alunos da 12a edição da OBMEP: o caso das Escolas do Oeste do Estado do Pará- Brasil. Perspectiva da Educação Matemática, Campo Grande, v. 13. n. 31, p. 1 – 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6297. Acesso em: 29 jul. 2024.
VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Um estudo sobre o feedback formativo na Avaliação em Matemática e sua conexão com a atribuição de notas. BOLEMA, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 1-21 abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/vGGhTsgZLkYGxkDZ48tBvDd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2024.
VAZ, R. F. N. Por que errar ainda é tão errado? Algumas reflexões sobre o papel do erro no ensino e na avaliação de matemática. Revemop, Ouro Preto, v. 4, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/5413/4069. Acesso em: 29 jul. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.