Pontos de inflexão no processo de institucionalização da matemática na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8869

Resumo

Este artigo teve como objetivo apontar o que se consideram ser os quatro marcos históricos fundamentais responsáveis pela atual importância com que a matemática se apresenta para a sociedade. Para a identificação desses pontos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter teórico, que foi viabilizada por uma revisão da literatura, na qual foram seguidas algumas etapas específicas, tais como a seleção do material, a leitura e a análise dos textos, o fichamento do material encontrado e, por fim, uma análise final das informações para a elaboração do artigo. Os marcos encontrados foram a construção da Geometria Dedutiva, o desenvolvimento da Álgebra Simbólica e da Geometria Analítica, a estruturação do Cálculo e a aliança entre a Lógica Simbólica e a Tecnologia. Ao final, é assinalado o paradoxo que vai se consolidando nesse processo histórico, de que, mesmo sendo cada vez maior a presença do conhecimento matemático nas instituições, na vida cotidiana e na produção de bens, se torna também crescente a invisibilidade desse tipo de conhecimento nesses mesmos espaços, ou seja, nas instituições, no cotidiano e na cadeia produtiva.

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Biografia do Autor

João Paulo Attie, Universidade Federal de Sergipe

UFS

Manoel Oriosvaldo de Moura, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Attie, J. P., & Moura, M. O. de. (2024). Pontos de inflexão no processo de institucionalização da matemática na sociedade . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–19. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8869

Edição

Seção

Artigos Científicos