A Geometria nos primeiros anos escolares sob o olhar dos Registros de Diários de Classe
2010 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8695Resumo
Este texto tem por objetivo caracterizar os saberes geométricos ensinados nos Anos Iniciais a partir de registros nos diários de classe em aulas de Matemática de unidades de ensino que integram a rede pública do município de Caravelas, interior da Bahia. Adota como marco cronológico o período de 2010 a 2019, em tempos de Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. O estudo de abordagem qualitativa de procedimento documental que lança mão de 92 diários de classe tomados como fonte de análise é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, a qual tem como problema de pesquisa: Quais são os vestígios do ensino de Geometria contemplados nos primeiros anos escolares no município de Caravelas, levando em consideração a importância desta abordagem na formação discente? Para tanto, apoia-se em referenciais teóricos que utilizam os documentos escolares como fontes de investigação no âmbito da educação matemática e nos pressupostos da análise textual discursiva como ferramenta analítica. Os resultados mostram que a unidade temática de Geometria vem sendo inserida gradativamente nas práticas pedagógicas dos anos iniciais, com abordagens sobre figuras planas e espaciais, localização espacial, ângulos, simetria, polígonos, entre outras. Nesse contexto, o livro didático que vem se adequando às diretrizes curriculares vigentes, aparece como instrumento de apoio ao trabalho docente, contribuindo para esta inserção.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; GOMES, Maria Laura Magalhães. Escritos e testemunhos na cultura acadêmica de um curso de Matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 27, p. e019005, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654227. Acesso em: 31 maio. 2022.
BARROS, Renata Camargo dos Passos; PAVANELLO, Regina Maria. Relações Entre Figuras Geométricas Planas e Espaciais no Ensino Fundamental: o que Diz a BNCC? JIEEM v.15, n.1, p. 11-19, 2022. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9684 . Acesso em: 11 fevereiro 2023.
BLOCH, March. Apologia da história ou o ofício de historiador. Prefácio Jacques Le Goff; apresentação à edição Brasileira, Lilia Moritz Schawarcz; tradução, André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino de primeira à quarta série (Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 23 set. 2021.
CAVALCANTE, Larissa Gabrielle Mendes; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; MENDES, Iran Abreu. Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte. REMATEC, v. 15, p. 16-31, 30 abr. 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231 . Acesso em: 15 junho. 2022.
COSTA, Leila Pessôa da; VERRENGIA, Sandra Regina D'Antonio; PAVANELLO, Regina Maria. O ensino e a aprendizagem de referenciais espaciais: esquerda e direita. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 12 - número 3 – 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250191 . Acesso em: 30 abr. 2022.
CUSTÓDIO, Iris Aparecida; NACARATO, Adair Mendes. Mobilizando conceitos geométricos nos Anos Iniciaisdo ensino fundamental. Revista Educação Matemática em Foco - Campina Grande: EDUEPB – v. 6, n. 1, - Jan/Jun. – 2017.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis Mais Matemática. 5º ano. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2021.
DINIZ, Ivanise Gomes Arcanjo; FERREIRA, Joubert Lima. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 3, 21 dez. 2020. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334. Acesso em: 30 maio. 2022.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman. O ensino da geometria no 1º grau. Educação Matemática em Revista, Número 4 - Jan./Jun. 1995. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1316 Acesso em: 11 abr. 2022.
GOMES, Malú Rosa Brito; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950- 1959). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.2, pp. 627-647, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24352 . Acesso em: 30 maio. 2022.
HEIDT, Makele Verônica; SILVA , Circe Mary Silva da. Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 4, 24 abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6415 . Acesso em: 04 junho. 2022.
LORENZATO, Sérgio Apparecido. Por que não ensinar Geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III, n. 4. 1995, p. 3-13.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 23 junho. 2022.
NACARATO, Adair Mendes, PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o ensino de geometria no 1º e 2º graus no estado de São Paulo. Educação Matemática em Revista, Número 4 - Jan./Jun. 1995. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1317 . Acesso em: 11 abr. 2022.
SILVA, Daniel Fernandes da Silva. O que pensam os professores de Matemática sobre o livro didático: do processo de escolha à utilização como recurso didático. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 03, n. 01, p. 01-16, e202205, jan./dez., 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/14757. Acesso em: 11 fevereiro 2023.
TEIXEIRA, Alcinda Souza Muniz; MUSSATO, Solange. Contribuições do software geogebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos Anos Iniciaisdo ensino fundamental. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 3, p. 449-466, setembro-dezembro, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10835/7625 . Acesso em: 30 abr. 2022.
TOLEDO, Maria Carolina. Buriti Mais Matemática 1°ano. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. In: REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.2, p.28-49, UFSC: 2007. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990 . Acesso em: 26 maio. 2022.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito Temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12/ Jan.-Jun. 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/view/32/16 . Acesso em: 11 fevereiro 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática – de curiosidade a conhecimento (apresentação). Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana –, v. 8, n. 3, p. 1-4, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/230797/pdf . Acesso em: 30 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.