A Geometria nos primeiros anos escolares sob o olhar dos Registros de Diários de Classe

2010 a 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8695

Resumen

Este texto tem por objetivo caracterizar os saberes geométricos ensinados nos Anos Iniciais a partir de registros nos diários de classe em aulas de Matemática de unidades de ensino que integram a rede pública do município de Caravelas, interior da Bahia. Adota como marco cronológico o período de 2010 a 2019, em tempos de Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. O estudo de abordagem qualitativa de procedimento documental que lança mão de 92 diários de classe tomados como fonte de análise é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, a qual tem como problema de pesquisa: Quais são os vestígios do ensino de Geometria contemplados nos primeiros anos escolares no município de Caravelas, levando em consideração a importância desta abordagem na formação discente? Para tanto, apoia-se em referenciais teóricos que utilizam os documentos escolares como fontes de investigação no âmbito da educação matemática e nos pressupostos da análise textual discursiva como ferramenta analítica. Os resultados mostram que a unidade temática de Geometria vem sendo inserida gradativamente nas práticas pedagógicas dos anos iniciais, com abordagens sobre figuras planas e espaciais, localização espacial, ângulos, simetria, polígonos, entre outras. Nesse contexto, o livro didático que vem se adequando às diretrizes curriculares vigentes, aparece como instrumento de apoio ao trabalho docente, contribuindo para esta inserção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Guedes Caetano, Universidade Luterana do Brasil

.

Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

ULBRA

Citas

ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; GOMES, Maria Laura Magalhães. Escritos e testemunhos na cultura acadêmica de um curso de Matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 27, p. e019005, 2019. DOI: 10.20396/zet.v27i0.8654227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654227. Acesso em: 31 maio. 2022.

BARROS, Renata Camargo dos Passos; PAVANELLO, Regina Maria. Relações Entre Figuras Geométricas Planas e Espaciais no Ensino Fundamental: o que Diz a BNCC? JIEEM v.15, n.1, p. 11-19, 2022. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9684 . Acesso em: 11 fevereiro 2023.

BLOCH, March. Apologia da história ou o ofício de historiador. Prefácio Jacques Le Goff; apresentação à edição Brasileira, Lilia Moritz Schawarcz; tradução, André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino de primeira à quarta série (Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 23 set. 2021.

CAVALCANTE, Larissa Gabrielle Mendes; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; MENDES, Iran Abreu. Percepção visual e pensamento geométrico nos Anos Iniciais: uma abordagem interdisciplinar com a Arte. REMATEC, v. 15, p. 16-31, 30 abr. 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/231 . Acesso em: 15 junho. 2022.

COSTA, Leila Pessôa da; VERRENGIA, Sandra Regina D'Antonio; PAVANELLO, Regina Maria. O ensino e a aprendizagem de referenciais espaciais: esquerda e direita. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 12 - número 3 – 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250191 . Acesso em: 30 abr. 2022.

CUSTÓDIO, Iris Aparecida; NACARATO, Adair Mendes. Mobilizando conceitos geométricos nos Anos Iniciaisdo ensino fundamental. Revista Educação Matemática em Foco - Campina Grande: EDUEPB – v. 6, n. 1, - Jan/Jun. – 2017.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis Mais Matemática. 5º ano. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2021.

DINIZ, Ivanise Gomes Arcanjo; FERREIRA, Joubert Lima. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 3, 21 dez. 2020. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334. Acesso em: 30 maio. 2022.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. O ensino da geometria no 1º grau. Educação Matemática em Revista, Número 4 - Jan./Jun. 1995. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1316 Acesso em: 11 abr. 2022.

GOMES, Malú Rosa Brito; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950- 1959). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.2, pp. 627-647, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24352 . Acesso em: 30 maio. 2022.

HEIDT, Makele Verônica; SILVA , Circe Mary Silva da. Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil: vestígios encontrados em diários de classe. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 4, 24 abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6415 . Acesso em: 04 junho. 2022.

LORENZATO, Sérgio Apparecido. Por que não ensinar Geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III, n. 4. 1995, p. 3-13.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 23 junho. 2022.

NACARATO, Adair Mendes, PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o ensino de geometria no 1º e 2º graus no estado de São Paulo. Educação Matemática em Revista, Número 4 - Jan./Jun. 1995. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1317 . Acesso em: 11 abr. 2022.

SILVA, Daniel Fernandes da Silva. O que pensam os professores de Matemática sobre o livro didático: do processo de escolha à utilização como recurso didático. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 03, n. 01, p. 01-16, e202205, jan./dez., 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/14757. Acesso em: 11 fevereiro 2023.

TEIXEIRA, Alcinda Souza Muniz; MUSSATO, Solange. Contribuições do software geogebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos Anos Iniciaisdo ensino fundamental. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 3, p. 449-466, setembro-dezembro, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10835/7625 . Acesso em: 30 abr. 2022.

TOLEDO, Maria Carolina. Buriti Mais Matemática 1°ano. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2017.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. In: REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.2, p.28-49, UFSC: 2007. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990 . Acesso em: 26 maio. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito Temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12/ Jan.-Jun. 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/view/32/16 . Acesso em: 11 fevereiro 2023.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática – de curiosidade a conhecimento (apresentação). Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana –, v. 8, n. 3, p. 1-4, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/230797/pdf . Acesso em: 30 mai. 2021.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Guedes Caetano, M. A., & Kaiber, C. T. (2024). A Geometria nos primeiros anos escolares sob o olhar dos Registros de Diários de Classe: 2010 a 2019. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8695

Número

Sección

Artigos Científicos