A Matemática na Educação Infantil

uma análise do currículo escolar municipal de Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8580

Resumo

O presente estudo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, teve o objetivo de analisar como as noções matemáticas são apresentadas no Currículo Escolar Municipal de Manaus (CEMM) para as crianças da Educação Infantil (creche e pré-escola), mediante uma análise documental. Os resultados apontam as seguintes noções matemáticas presentes no documento: números, quantidades e sequência numérica/regularidade numérica; contagem, registro e notação numérica; resolução de problemas matemáticos cotidianos; formas geométricas; cores; noções/relações espaciais; noção de direção; tamanho, peso e espessura; noções sobre unidade de medidas e grandezas; e conceitos básicos de tempo. No entanto, nossas reflexões apontam para a importância de tornar explícitas essas ideias em todas os campos de experiência, uma vez que os conceitos matemáticos na Educação Infantil não devem ser tratados separadamente nem disciplinarmente, considerando as políticas públicas pertinentes, os debates teóricos e principalmente as crianças como sujeitos de direitos que constroem sua própria cultura.

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Biografia do Autor

Bianca Celestino Mafra, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores, Professores que ensinam Matemática e Narrativas (auto)biográficas.

Alexandra Nascimento de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA), Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (UNINORTE), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB), Especiaista em Gestão Escolar (FSDB), graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Palestrante de temas relacionados a Educação Infantil, crianças e infâncias. Integrante dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços não-formais (GEPECENF); Laboratório de Neurodidática e formação de professores (UFAM); Divulgação Científica (UEA). Pesquisadora apaixonada pela educação e temas que envolvem crianças e astronomia com, por e para elas

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Celestino Mafra, B., Negrão, F. da C., & Nascimento de Andrade, A. (2024). A Matemática na Educação Infantil: uma análise do currículo escolar municipal de Manaus. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8580

Edição

Seção

Artigos Científicos