Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351Resumen
O presente artigo expõe compreensões que emergiram do estudo sobre como se mostra o termo contextualização em estudos de sujeitos significativos da MM na Educação Matemática? Para tanto, buscamos pelo termo contextualização e as derivações contexto, contextualizar e contextuar em textos de sete autores que são significativos na área da Modelagem Matemática, sendo eles: Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara Loyola de Araújo; Jonei Cerqueira Barbosa; Rodney Carlos Bassanezi; Maria Salett Biembengut; Dionísio Burak; Ademir Donizeti Caldeira. Com um estudo meta-analítico esclarecemos os sentidos da contextualização e contexto como determinação, lugar que, articulação entre e meio de desenvolver. Destacamos a necessidade de atenção em relação ao uso de termos de modo naturalizado, abrindo possibilidades em novas investigações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.