Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Resumen

O presente artigo expõe compreensões que emergiram do estudo sobre como se mostra o termo contextualização em estudos de sujeitos significativos da MM na Educação Matemática? Para tanto, buscamos pelo termo contextualização e as derivações contexto, contextualizar e contextuar em textos de sete autores que são significativos na área da Modelagem Matemática, sendo eles: Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara Loyola de Araújo; Jonei Cerqueira Barbosa; Rodney Carlos Bassanezi; Maria Salett Biembengut; Dionísio Burak; Ademir Donizeti Caldeira. Com um estudo meta-analítico esclarecemos os sentidos da contextualização e contexto como determinação, lugar que, articulação entre e meio de desenvolver. Destacamos a necessidade de atenção em relação ao uso de termos de modo naturalizado, abrindo possibilidades em novas investigações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Schwendler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR. Participa em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão nas áreas de Matemática, Modelagem Matemática e Educação Matemática.  Professora na EEB Humberto Machado em Itapiranga, SC.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado.

Carla Melli Tambarussi, Colégio Integração de Assis Chateaubriand

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Paraná de Assis Chateaubriand (de 2015 até 2017 e de 2021 até 2022). Coeditora Técnica da Revista Pesquisa Qualitativa. Membro da linha de Pesquisa Modelagem Matemática e Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática.  

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Schwendler, D., Klüber, T. E. ., & Tambarussi, Carla M. . (2024). Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 330–351. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Número

Sección

Artigos Científicos