Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Abstract

This article exposes understandings that emerged from the study on how is the term contextualization shown in studies of significant subjects of MM in Mathematics Education? To do so, we searched for the term contextualization and the derivations context, contextualize and contextualize in texts by seven authors who are significant in the area of Mathematical Modeling, namely: Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara Loyola de Araújo; Jonei Cerqueira Barbosa; Rodney Carlos Bassanezi; Maria Salett Biembengut; Dionysus Burak; Ademir Donizeti Caldeira. With a meta-analytical study we clarified the meanings of contextualization and context as determination, place that, articulation between and means of development. We highlight the need for attention regarding the use of terms in a natural way, opening up possibilities for new investigations. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Schwendler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR. Participa em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão nas áreas de Matemática, Modelagem Matemática e Educação Matemática.  Professora na EEB Humberto Machado em Itapiranga, SC.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado.

Carla Melli Tambarussi, Colégio Integração de Assis Chateaubriand

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Paraná de Assis Chateaubriand (de 2015 até 2017 e de 2021 até 2022). Coeditora Técnica da Revista Pesquisa Qualitativa. Membro da linha de Pesquisa Modelagem Matemática e Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática.  

Published

2024-05-09

How to Cite

Schwendler, D., Klüber, T. E. ., & Tambarussi, Carla M. . (2024). Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 330–351. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Issue

Section

Artigos Científicos