A Proposição 1 de Arquimedes na formação de professores indígenas de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9259

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa participativa, com a colaboração de seis acadêmicos indígenas de Matemática, da etnia Pataxó, em meio à Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia no campus de Porto Seguro. Nosso objetivo foi ressaltar a importância de utilizarmos tópicos de História da Matemática, em consonância com preceitos da Etnomatemática, no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, em consonância com os acadêmicos indígenas promovemos a construção da fórmula matemática que utilizamos para calcular a área deum círculo. Assim, partimos da proposição 1 de Arquimedes descrita em seu livro “A Medida do Círculo”, a qual nos inspirou a encomendar dois sólidos geométricos em madeira (Cedro), que foram confeccionados sob medida por um artesão indígena da etnia Pataxó. A atividade ainda envolve o conceito físico de massa específica. Os dados foram coletados, concomitante, ao desenvolvimento da atividade e por meio de um questionário composto por três questões ao seu final. A atividade se mostrou promissora no cenário de formação de professores indígenas de Matemática, bem como pode ser realizada para além desse contexto educacional, por exemplo, no âmbito do Educação Básica, e nos processos de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática.

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Biografia do Autor

Geraldo Aparecido Polegatti, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Brasil.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura (Gepec), e do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras (EmF).

Sandra Maria Nascimento de Mattos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade Católica Portuguesa. Vicelíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura (Gepec), e membro do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras (EmF).

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Polegatti, G. A., Pereira das Dores Savioli, A. M., Linhares de Mattos, J. R., & Nascimento de Mattos, S. M. (2024). A Proposição 1 de Arquimedes na formação de professores indígenas de Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9259

Edição

Seção

Artigos Científicos