Modelagem Matemática nas Práticas Pedagógicas de Professores de Matemática em um contexto de Sistema Estruturado de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9236Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar como a Modelagem Matemática tem sido abordada nas práticas pedagógicas de Professores que ensinam Matemática no contexto do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de Mato Grosso. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar as informações que foram constituídas por meio de um questionário online respondido por 36 professores de Matemática em serviço nas escolas estaduais nos anos de 2023 e 2024. Utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de cinco Unidades de Registro e uma Categoria de Análise -Aspectos dificultadores para a implementação da Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas de professores, pela qual realizamos nossa interpretação. Os resultados indicam que as avaliações externas como foco de um SEE, o conhecimento dos professores sobre Modelagem Matemática, a postura dos alunos, a carga horária de Matemática no Ensino Médio e currículo prescrito -cumprir os conteúdos do material estruturado se constituem como sendo os cinco obstáculos que dificultam e até inviabilizam o ensino de Matemática por meio da Modelagem Matemática nas escolas da Educação Básica devido à imposição pelo cumprimento dos conteúdos curriculares contidos no SEE no estado de Mato Grosso.
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