Pontos de inflexão no processo de institucionalização da matemática na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8869Resumo
Este artigo teve como objetivo apontar o que se consideram ser os quatro marcos históricos fundamentais responsáveis pela atual importância com que a matemática se apresenta para a sociedade. Para a identificação desses pontos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter teórico, que foi viabilizada por uma revisão da literatura, na qual foram seguidas algumas etapas específicas, tais como a seleção do material, a leitura e a análise dos textos, o fichamento do material encontrado e, por fim, uma análise final das informações para a elaboração do artigo. Os marcos encontrados foram a construção da Geometria Dedutiva, o desenvolvimento da Álgebra Simbólica e da Geometria Analítica, a estruturação do Cálculo e a aliança entre a Lógica Simbólica e a Tecnologia. Ao final, é assinalado o paradoxo que vai se consolidando nesse processo histórico, de que, mesmo sendo cada vez maior a presença do conhecimento matemático nas instituições, na vida cotidiana e na produção de bens, se torna também crescente a invisibilidade desse tipo de conhecimento nesses mesmos espaços, ou seja, nas instituições, no cotidiano e na cadeia produtiva.
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