A Geometria nos primeiros anos escolares sob o olhar dos Registros de Diários de Classe

2010 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8695

Resumo

Este texto tem por objetivo caracterizar os saberes geométricos ensinados nos Anos Iniciais a partir de registros nos diários de classe em aulas de Matemática de unidades de ensino que integram a rede pública do município de Caravelas, interior da Bahia. Adota como marco cronológico o período de 2010 a 2019, em tempos de Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. O estudo de abordagem qualitativa de procedimento documental que lança mão de 92 diários de classe tomados como fonte de análise é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, a qual tem como problema de pesquisa: Quais são os vestígios do ensino de Geometria contemplados nos primeiros anos escolares no município de Caravelas, levando em consideração a importância desta abordagem na formação discente? Para tanto, apoia-se em referenciais teóricos que utilizam os documentos escolares como fontes de investigação no âmbito da educação matemática e nos pressupostos da análise textual discursiva como ferramenta analítica. Os resultados mostram que a unidade temática de Geometria vem sendo inserida gradativamente nas práticas pedagógicas dos anos iniciais, com abordagens sobre figuras planas e espaciais, localização espacial, ângulos, simetria, polígonos, entre outras. Nesse contexto, o livro didático que vem se adequando às diretrizes curriculares vigentes, aparece como instrumento de apoio ao trabalho docente, contribuindo para esta inserção.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Guedes Caetano, Universidade Luterana do Brasil

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Carmen Teresa Kaiber, Universidade Luterana do Brasil

ULBRA

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Guedes Caetano, M. A., & Kaiber, C. T. (2024). A Geometria nos primeiros anos escolares sob o olhar dos Registros de Diários de Classe: 2010 a 2019. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8695

Edição

Seção

Artigos Científicos