A Matemática na Educação Infantil

uma análise do currículo escolar municipal de Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8580

Resumo

O presente estudo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, teve o objetivo de analisar como as noções matemáticas são apresentadas no Currículo Escolar Municipal de Manaus (CEMM) para as crianças da Educação Infantil (creche e pré-escola), mediante uma análise documental. Os resultados apontam as seguintes noções matemáticas presentes no documento: números, quantidades e sequência numérica/regularidade numérica; contagem, registro e notação numérica; resolução de problemas matemáticos cotidianos; formas geométricas; cores; noções/relações espaciais; noção de direção; tamanho, peso e espessura; noções sobre unidade de medidas e grandezas; e conceitos básicos de tempo. No entanto, nossas reflexões apontam para a importância de tornar explícitas essas ideias em todas os campos de experiência, uma vez que os conceitos matemáticos na Educação Infantil não devem ser tratados separadamente nem disciplinarmente, considerando as políticas públicas pertinentes, os debates teóricos e principalmente as crianças como sujeitos de direitos que constroem sua própria cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Celestino Mafra, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores, Professores que ensinam Matemática e Narrativas (auto)biográficas.

Alexandra Nascimento de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA), Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (UNINORTE), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB), Especiaista em Gestão Escolar (FSDB), graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Palestrante de temas relacionados a Educação Infantil, crianças e infâncias. Integrante dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços não-formais (GEPECENF); Laboratório de Neurodidática e formação de professores (UFAM); Divulgação Científica (UEA). Pesquisadora apaixonada pela educação e temas que envolvem crianças e astronomia com, por e para elas

Referências

ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J.; MORUZZI, A. B. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 46-65, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2385. Acesso em: 15 jul. 2023.

AGOSTINHO, K. A. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. 2010. 334 f. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho, Portugal, 2010.

ALVES, N. PNE, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os cotidianos das escolas: relações possíveis? In: AGUIAR, M. A. da.; DOURADO, L. F. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 44 - 48.

ANDRADE, A. N. Desenho infantil: uma experiência com, por e para os curumins e cunhantãs. Curitiba: Appris, 2020.

ARROYO, M. G. Currículo: território em disputa. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 12.796 de 04 de abril de 2013. Dispõe sobre a alteração da Lei 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Brasília, DF, 2013 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 10 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 26 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEF, 1998.

CAMPOS, R.; BARBOSA, M. C. S. BNCC e educação infantil: Quais as possibilidades? Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 9, n. 17, p. 353-366, jul./dez. 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/585. Acesso em: 15 jul. 2023.

CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295 - 316.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 116, p. 41-59, 2002. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/556. Acesso em: 15 jul. 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Currículo Escolar Municipal de Manaus. 2021. Disponível em: https://semed.manaus.am.gov.br/prefeitura-lanca-novo-curriculo-escolar-municipal-de-manaus/. Acesso em: 15 jun. 2022.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Proposta pedagógico curricular de Educação Infantil. Manaus, 2016.

MUBARAC-SOBRINHO, R. S.; BETTIOL, C. A. Entre o “dito” e o “não-dito”: uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Esp, p. 26–43, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12659. Acesso em: 15 jul. 2023.

NEGRÃO, F. C.; ANDRADE, A. N. de.; VILAÇA, A. L. de; VILAÇA, M. A. Matemática na Educação Infantil: práticas pedagógicas com interações e brincadeiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021. Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2021.

PRADO, H. M. O. O Currículo e a educação em ciências na Educação Infantil: Trajetórias construídas e em construção das propostas curriculares na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. 2018. 112f. Dissertação (Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

SÁ-SILVA, J. R.; DE ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n. 1, p. 1-14, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 22 nov. 2023.

SANTOS, S. V. S. Currículo da Educação Infantil: Consideração a partir das experiências das crianças. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 34, p. 1-32, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xchDQ9dsNn6DzRzBsgr3wmP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

SARMENTO, J. F. A educação em Ciências no contexto da Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas de um CMEI. 2018. 118f. Dissertação (Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Celestino Mafra, B., Negrão, F. da C., & Nascimento de Andrade, A. (2024). A Matemática na Educação Infantil: uma análise do currículo escolar municipal de Manaus. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8580

Edição

Seção

Artigos Científicos