Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Resumo

O presente artigo expõe compreensões que emergiram do estudo sobre como se mostra o termo contextualização em estudos de sujeitos significativos da MM na Educação Matemática? Para tanto, buscamos pelo termo contextualização e as derivações contexto, contextualizar e contextuar em textos de sete autores que são significativos na área da Modelagem Matemática, sendo eles: Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara Loyola de Araújo; Jonei Cerqueira Barbosa; Rodney Carlos Bassanezi; Maria Salett Biembengut; Dionísio Burak; Ademir Donizeti Caldeira. Com um estudo meta-analítico esclarecemos os sentidos da contextualização e contexto como determinação, lugar que, articulação entre e meio de desenvolver. Destacamos a necessidade de atenção em relação ao uso de termos de modo naturalizado, abrindo possibilidades em novas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Schwendler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR. Participa em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão nas áreas de Matemática, Modelagem Matemática e Educação Matemática.  Professora na EEB Humberto Machado em Itapiranga, SC.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado.

Carla Melli Tambarussi, Colégio Integração de Assis Chateaubriand

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Paraná de Assis Chateaubriand (de 2015 até 2017 e de 2021 até 2022). Coeditora Técnica da Revista Pesquisa Qualitativa. Membro da linha de Pesquisa Modelagem Matemática e Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática.  

Downloads

Publicado

09-05-2024

Como Citar

Schwendler, D., Klüber, T. E. ., & Tambarussi, Carla M. . (2024). Sobre a “Contextualização” na Modelagem Matemática na Educação Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 330–351. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.330-351

Edição

Seção

Artigos Científicos