A IDEOLOGIA DO COTIDIANO E OS SISTEMAS FORMALIZADOS:

QUANDO OS ENCONTROS IDEOLÓGICOS SÃO MATERIALIZADOS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.46-67

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Escrita, Ideologia, Paradigma indiciário

Resumo

À luz da perspectiva teórica formulada por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, propomos uma investigação de como a ideologia emerge das produções escritas de crianças do Ensino Fundamental - Anos Inicias. Neste trabalho, concebemos a linguagem como meio de interação social e assumimos que a escrita se caracteriza como interlocução entre leitor e escritor. Partimos, portanto, do pressuposto de que os discursos, materializados em enunciados, sejam das esferas da vida cotidiana ou das esferas mais sistematizadas, são constituídos ideologicamente. A análise guiada pela metodologia do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989), evidencia, através dos indícios deixados, a forte influência da ideologia cotidiana materializada nos escritos, em contrapartida de, já na infância, ressoar influências de estruturas mais complexas.

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Biografia do Autor

Daniela Campregher, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, https://orcid.org/0009-0004-1556-7912, danielacampregheferreira@gmail.com.

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina vinculada ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC) e ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), https://orcid.org/0000-0002-5887-1058, fabiana.giovani@ufsc.br.

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Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo