A IDEOLOGIA DO COTIDIANO E OS SISTEMAS FORMALIZADOS:
QUANDO OS ENCONTROS IDEOLÓGICOS SÃO MATERIALIZADOS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.46-67Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin, Escrita, Ideologia, Paradigma indiciárioResumo
À luz da perspectiva teórica formulada por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, propomos uma investigação de como a ideologia emerge das produções escritas de crianças do Ensino Fundamental - Anos Inicias. Neste trabalho, concebemos a linguagem como meio de interação social e assumimos que a escrita se caracteriza como interlocução entre leitor e escritor. Partimos, portanto, do pressuposto de que os discursos, materializados em enunciados, sejam das esferas da vida cotidiana ou das esferas mais sistematizadas, são constituídos ideologicamente. A análise guiada pela metodologia do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989), evidencia, através dos indícios deixados, a forte influência da ideologia cotidiana materializada nos escritos, em contrapartida de, já na infância, ressoar influências de estruturas mais complexas.
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