APROPRIAÇÃO DO SISTEMA LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS:
UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, REVISÃO E REESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.592-618Palavras-chave:
1. Revisão de literatura, 2. Práticas pedagógicas, 3. Sistema linguistico, 4. SurdosResumo
Analisa-se, produções acadêmicas que tematizam leitura, escrita, revisão e reescrita de alunos surdos, a verificar o processo de apropriação do sistema linguístico do português escrito. Questionamos: Os alunos surdos conseguem se apropriar do sistema linguístico do português com as práticas atuais de ensino? Uma revisão sistemática da literatura fora realizada nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Com os descritores “leitura”, “escrita” e “surdos”, identificou-se 185 publicações, com amostra final, 13 estudos. Resultados: i) surdos com defasagens na língua materna e português escrito; ii) falta práticas de revisão e reescrita de textos; iii) ausência de propostas de leitura/escrita como trabalho pedagógico, que permita aos surdos, a construção de sentidos nos discursos escritos.
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