DO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL À SUA INSERÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.135-160

Palavras-chave:

Ensino, Era digital, Formação, Tecnologia

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que estudou o letramento digital no contexto formador do pedagogo. Estamos inseridos na era digital, da informação e do conhecimento, a qual está privilegiando menos a mão de obra braçal e exigindo mais nossa capacidade de utilizar o cérebro, capacidades humanas de pensar, agir, analisar e discernir o que é acessado via WEB. Assim, tem-se como objetivo, explorar o letramento digital e sua inserção na formação acadêmica do pedagogo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, caracterizando-se como um estudo de caso, que utilizou como forma de aquisição de conhecimento questionários e a análise de conteúdo. Os questionários, aplicados com alunas de um curso de pedagogia foram realizados com perguntas abertas, e foram preenchidos sem a interferência das pesquisadoras. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). No que tange ao entendimento das alunas sobre o conceito de letramento digital, elas não se distanciam do que é defendido pelos autores que embasam o estudo, porém, apesar de afirmarem que suas experiências com as tecnologias no curso foram significantes, a maioria das alunas ainda não sente segurança para desenvolver o letramento digital em suas práticas futuras. Conclui-se que o letramento digital está sendo trabalhado no curso de pedagogia objeto do estudo, porém não se completa sem a ação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Comunicação. Professora no Curso de Publicidade e Propaganda e mo Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana em Santa Maria, RS, E-mail: taisghisleni@yahoo.com.br

Elizete de Fatima Veiga da Conceição, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Pedagoga. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: elizetefatimas@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo