(Des)envolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar para estimular o interesse dos alunos no processo de alfabetização crítica e emancipadora

Autores

  • Sabrine Lino Pinto Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Sonia Cristina Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.415-438

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Atividades curriculares. Contexto social.

Resumo

Este trabalho buscou analisar as mediações pedagógicas e potencialidades da biblioteca escolar no intuito de estimular o interesse dos alunos nos conteúdos curriculares de disciplinas variadas do ensino fundamental por meio de uma experiência em uma escola municipal localizada em Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. É uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como pesquisa participante cujos dados foram coletados mediante os registros no diário de campo da pesquisadora e atividades produzidas pelos alunos. Os resultados demonstraram que a biblioteca é um espaço que oportuniza aos alunos o exercício da leitura e da escrita por meio de atividades pedagógicas atrativas e condizentes com sua realidade, possibilitando aos professores o uso de estratégias didáticas diferenciadas no processo de alfabetização crítica e emancipadora.

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Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo