(Des)envolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar para estimular o interesse dos alunos no processo de alfabetização crítica e emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.415-438Palabras clave:
Biblioteca escolar. Atividades curriculares. Contexto social.Resumen
Este trabalho buscou analisar as mediações pedagógicas e potencialidades da biblioteca escolar no intuito de estimular o interesse dos alunos nos conteúdos curriculares de disciplinas variadas do ensino fundamental por meio de uma experiência em uma escola municipal localizada em Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. É uma pesquisa qualitativa que se caracteriza como pesquisa participante cujos dados foram coletados mediante os registros no diário de campo da pesquisadora e atividades produzidas pelos alunos. Os resultados demonstraram que a biblioteca é um espaço que oportuniza aos alunos o exercício da leitura e da escrita por meio de atividades pedagógicas atrativas e condizentes com sua realidade, possibilitando aos professores o uso de estratégias didáticas diferenciadas no processo de alfabetização crítica e emancipadora.