O GIPHY NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O MEME NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.302-322Palavras-chave:
Produção textual; Tecnologias Digitais; Meme; Sequência Didática.Resumo
: Este artigo apresenta o discorrer de uma prática experienciada com as tecnologias digitais no Programa Residência Pedagógica, utilizando o aplicativo Giphy. O objetivo é analisar as possibilidades de aprendizagem por meio desse aplicativo na produção do gênero textual meme, no viés do campo de atuação Jornalístico-Midiático e no desenvolvimento da competência 7 da BNCC. Trata-se de uma proposta pedagógica experimental, que analisa a prática com uma sequência didática – SD de modelo genebrino e a construção de sentidos em produções discentes elaboradas a partir da temática Consciência Negra. Por meio deste estudo, foi possível verificar que o Giphy é uma ferramenta propícia para a produção de memes, e atrelada à SD, pôde favorecer tanto a inserção dos aprendizes em práticas de linguagem com a cultura digital, quanto a criticidade diante da problemática social do racismo.
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