O GIPHY NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM O MEME NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.302-322Palabras clave:
Produção textual; Tecnologias Digitais; Meme; Sequência Didática.Resumen
: Este artigo apresenta o discorrer de uma prática experienciada com as tecnologias digitais no Programa Residência Pedagógica, utilizando o aplicativo Giphy. O objetivo é analisar as possibilidades de aprendizagem por meio desse aplicativo na produção do gênero textual meme, no viés do campo de atuação Jornalístico-Midiático e no desenvolvimento da competência 7 da BNCC. Trata-se de uma proposta pedagógica experimental, que analisa a prática com uma sequência didática – SD de modelo genebrino e a construção de sentidos em produções discentes elaboradas a partir da temática Consciência Negra. Por meio deste estudo, foi possível verificar que o Giphy é uma ferramenta propícia para a produção de memes, e atrelada à SD, pôde favorecer tanto a inserção dos aprendizes em práticas de linguagem com a cultura digital, quanto a criticidade diante da problemática social do racismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
