A PALAVRA DENTRO DOS PARÊNTESES - O LUGAR DO NÃO-HETEROSSEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
EDUCAÇÃO, GÊNERO E FAMÍLIAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.216-240Palavras-chave:
Educação. Relações de gênero. Sexualidades. Currículo.Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar as maneiras como as configurações familiares são abordadas enquanto representações na Educação Básica. Organizou-se uma pesquisa com delineamentos bibliográficos e documentais, a partir da qual analisaram-se as menções que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC faz sobre “famílias” e “sexualidades”. Debruçou-se sobre os estudos das Relações de Gênero e Estudos da Cultura Visual. Nas considerações finais, levaram-se cinco justificativas para explicar que a BNCC fortalece a heterossexualidade compulsória, e estabeleceram-se relações entre “estar dentro dos parênteses” e estar “dentro do armário”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-28
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo