A PALAVRA DENTRO DOS PARÊNTESES - O LUGAR DO NÃO-HETEROSSEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

EDUCAÇÃO, GÊNERO E FAMÍLIAS

Authors

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Luciene Celina Cristina Mochi SEED

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.216-240

Keywords:

Educação. Relações de gênero. Sexualidades. Currículo.

Abstract

Este artigo tem como objetivo problematizar as maneiras como as configurações familiares são abordadas enquanto representações na Educação Básica. Organizou-se uma pesquisa com delineamentos bibliográficos e documentais, a partir da qual analisaram-se as menções que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC faz sobre “famílias” e “sexualidades”. Debruçou-se sobre os estudos das Relações de Gênero e Estudos da Cultura Visual.  Nas considerações finais, levaram-se cinco justificativas para explicar que a BNCC fortalece a heterossexualidade compulsória, e estabeleceram-se relações entre “estar dentro dos parênteses” e estar “dentro do armário”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciene Celina Cristina Mochi, SEED

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM/2016). Especialista em Educação Especial atuando na área de Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimento (2008). Graduada em Artes Cênicas licenciatura para o Teatro (PARFOR/UEM/2016) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN/2002). Possui experiência na Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Ensino Superior. Foi professora na rede Municipal de Educação no Município de Sarandi/PR (1998 a 2017). É professora da rede Estadual de Educação do Estado do Paraná desde 2005. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Infâncias e Educação - LINFE/UFJF que desenvolve pesquisas e projetos de extensão nos campos da infância, linguagens, educação e formação de professoras(es) mediadoras(es) de leitura. Integra também, o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens ? ARTEI/UEM, participando como pesquisadora do Projeto de Pesquisa intitulado: ?Ensinando e aprendendo a olhar(-se): Artes Visuais, Educação e Imagens na perspectiva dos Estudos da Cultura Visual?.

Published

2022-06-28

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo