EM BUSCA DE UM PROFESSOR ERRANTE

APROXIMAÇÕES ENTRE AS IDEIAS DE JOÃO WANDERLEY GERALDI E A EPISTEMOLOGIA DA ERRÂNCIA DE JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA

Autores/as

  • Arthur Ribeiro Costa e Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Geová Bezerra Guimarães Instituto FederaldaParaíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.450-475

Palabras clave:

Interacionismo., João Wanderley Geraldi, Ensino de Língua Portuguesa, Epistemologia da errância

Resumen

O presente artigo propõe uma releitura das ideias de João Wanderley Geraldi, que defende uma concepção interacionista radical de educação linguística, assentada na reconstrução constante da linguagem nas condições da prática de ensino e no papel do professor como parceiro do aluno no estudo dos textos e dos recursos linguísticos a serem trabalhados. A fim de atualizar a abordagem da obra geraldiana, aproximamo-la da epistemologia da errância proposta por João Flávio de Almeida, que retoma de forma original as ideias da análise do discurso com o projeto de estabelecer como princípio da linguagem a hiância entre elementos linguísticos e acontecimento discursivo, problematizando a noção de erro em prol da ideia de errância dos sujeitos e dos sentidos.

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Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi