EM BUSCA DE UM PROFESSOR ERRANTE

APROXIMAÇÕES ENTRE AS IDEIAS DE JOÃO WANDERLEY GERALDI E A EPISTEMOLOGIA DA ERRÂNCIA DE JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA

Authors

  • Arthur Ribeiro Costa e Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Geová Bezerra Guimarães Instituto FederaldaParaíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.450-475

Keywords:

Interacionismo., João Wanderley Geraldi, Ensino de Língua Portuguesa, Epistemologia da errância

Abstract

O presente artigo propõe uma releitura das ideias de João Wanderley Geraldi, que defende uma concepção interacionista radical de educação linguística, assentada na reconstrução constante da linguagem nas condições da prática de ensino e no papel do professor como parceiro do aluno no estudo dos textos e dos recursos linguísticos a serem trabalhados. A fim de atualizar a abordagem da obra geraldiana, aproximamo-la da epistemologia da errância proposta por João Flávio de Almeida, que retoma de forma original as ideias da análise do discurso com o projeto de estabelecer como princípio da linguagem a hiância entre elementos linguísticos e acontecimento discursivo, problematizando a noção de erro em prol da ideia de errância dos sujeitos e dos sentidos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, João Flávio de. Epistemologia da errância: erro, hiância e ciência em discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019.

FAIRCHILD, Thomas Massao. Velas que não iluminam: texto, gênero e a invenção do professor genérico. In: RIOLFI, Claudia; BARZOTTO, Valdir Heitor. Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.

FONSECA, Maria Nilma Goes da; GERALDI, João Wanderley. O circuito do livro e a escola. In: GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012. p. 104-114.

GERALDI, João Wanderley. Passando em revista ideias sobre o ensino de língua portuguesa: uma entrevista com João Wanderley Geraldi. Entrevista concedida a Lívia Suassuna e Rosângela Alves dos Santos Bernardino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 490-496. 2017.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012a. p. 39-46.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012b. p. 59-79.

GERALDI, João Wanderley. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012c. p.88-103.

GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012d. p. 127-131.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. In: A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOGAWA, João. Linguística e marxismo: condições de emergência para uma Teoria do Discurso Francesa no Brasil. São Paulo: Editora Fap-Unifesp, 2015.

SILVA, Arthur Ribeiro Costa e. Desvios e discursividade em perguntas de leitura: ressignificando erros no diálogo com alunos. Re-Unir, v. 8, n. 2, p. 179-198. 2021. DOI: https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.2.p.179-198.

SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. Maria Emilia Amarante Torres Lima: um resgate da memória da Análise do Discurso no Brasil. Bakhtiniana, v. 16, n. 3, p. 8-35. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348332.

Published

2024-07-09

Issue

Section

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi