PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 5º ANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.179-210

Palabras clave:

Práticas de Análise Linguística., Formação Docente Continuada, Interacionismo., Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo discute, exemplifica e caracteriza a inserção de práticas de análise linguística (PAL) de abordagem interacionista (GERALDI, 1991) em contexto de formação docente continuada. A geração de dados ocorreu por meio de uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de tipo colaborativo (DESGAGNÉ, 2007) com professores do 5º ano do Ensino Fundamental, de um município de pequeno porte da região Noroeste do Paraná. Os resultados apontam que as vivências de PAL possibilitaram os sujeitos a agirem com, pela e sobre a língua, a favorecer a compreensão de que fazer a análise linguística é refletir sobre as possibilidades de construção de sentidos e de estratégias de dizer possibilitadas pelos recursos expressivos, conforme ensina João Wanderley Geraldi em seus estudos.

 

Palavras-Chave: Práticas de Análise Linguística. Formação Docente Continuada. Interacionismo. Ensino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renilson José Menegassi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Maringá, Paraná, Brasil. ORCID:<https://orcid.org/0000-0001-7797-811X>, e-mail: renilson@wnet.com.br.

Citas

ABREU, G. S. A.; BAZZO, J. L. S.; GODOY, D. M. A. O ensino de língua materna nos currículos do curso de Pedagogia. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 3, p.341-348, set./dez., 2013. Disponível em https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2369. Acesso: 6 mar. 2021.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: BEZERRA, P. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979], p. 261-306.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino de língua. Tradução: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2013 [1940-1960.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso: 31 mar. 2021.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: Brasília: SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso: 31 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 20 jan. 2018.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CORREIA NETO, L. D.; SILVA, A. O trabalho docente com o eixo de ensino Análise Linguística: uma meta-análise qualitativa de teses e dissertações. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores, 2017, Aracaju. Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor. Anais[....]. Aracaju: Grupo Tiradentes, 2017. v. 10. p. 01-16. Disponível em https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/index. Acesso: out. 2018.

DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p.7-35, ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443. Acesso: 2 jan. 2021.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: Secretaria da Educação, 1991 [1987].

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984a.

GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984b [1981], p.49-69.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984c [1981], p.41-48.

GERALDI, J. W.. Prática da leitura de textos na escola. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984d [1983], p.77-88.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes: 1991.

GERALDI, J. W. Ensino de gramática x reflexão sobre a língua. In: GERALDI, J. W. (org.). Linguagem e ensino – exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996, p. 129-136.

GERALDI, J. W. Ler e escrever: uma mera exigência escolar. Revista do SELL. Uberaba/MG (online) – v. 1, n. 1, p. 01-12, 2008. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/20. Acesso: 03 jul. 2022.

GERALDI, J. W. Deslocamentos no ensino de objetos a práticas; de práticas a objetos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 12 mar. 2024.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. In: GERALDI, J. W. (org.). A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015[2003], p.81-101.

MORAIS, A G. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. In: Reunião anual da ANPED, 2002, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/tp25.htm. Acesso: 31 mar. 2021.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O estatuto dialógico da análise linguística: caracterização teórico-pedagógica. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 41, n. 2, p. 1-12, 2019a. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/44773/751375149093. Acesso: 1 mai. 2021.

RODRIGUES, R. H. A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C.. (Org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 73-106.

SILVA, A. Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro-SP, v. 25, n.48, p.99-113, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304446479_Mudancas_no_ensino_de_gramaticaanalise_linguistica_com_a_palavra_os_professores. Acesso: 6 jan. 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2017[1929-1930].

Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi