PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 5º ANO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.179-210

Keywords:

Práticas de Análise Linguística., Formação Docente Continuada, Interacionismo., Ensino Fundamental

Abstract

PRACTICES OF LINGUISTIC ANALYSIS IN TEACHER CONTINUING EDUCATION OF 5th YEAR TEACHERS

 

Abstract: This paper discusses, exemplifies and characterizes the insertion of practices of Linguistic Analysis (PLA) with an interactionist approach (GERALDI, 1991) within a continuing education context. Data was generated through qualitative research (BORTONI-RICARDO, 2008), of a collaborative type (DESGAGNÉ, 2007) with 5th year Fundamental Education teachers, from a small municipality in the Northwest region of Paraná. The results indicate that PLA experiences enabled the subjects to act with, through and on the language, to favor the understanding that carrying out linguistic analysis means to reflect on possibilities of construction of meanings and strategies of saying made possible by expressive resources, as highlighted in the studies of João Wanderley Geraldi.

Keywords: practices of Linguistic Analysis. teacher Continuing Education. Interactionism. Fundamental Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renilson José Menegassi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Maringá, Paraná, Brasil. ORCID:<https://orcid.org/0000-0001-7797-811X>, e-mail: renilson@wnet.com.br.

References

ABREU, G. S. A.; BAZZO, J. L. S.; GODOY, D. M. A. O ensino de língua materna nos currículos do curso de Pedagogia. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 18, n. 3, p.341-348, set./dez., 2013. Disponível em https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2369. Acesso: 6 mar. 2021.

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: BEZERRA, P. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979], p. 261-306.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino de língua. Tradução: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2013 [1940-1960.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso: 31 mar. 2021.

BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: Brasília: SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso: 31 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 20 jan. 2018.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CORREIA NETO, L. D.; SILVA, A. O trabalho docente com o eixo de ensino Análise Linguística: uma meta-análise qualitativa de teses e dissertações. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores, 2017, Aracaju. Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor. Anais[....]. Aracaju: Grupo Tiradentes, 2017. v. 10. p. 01-16. Disponível em https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/index. Acesso: out. 2018.

DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p.7-35, ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443. Acesso: 2 jan. 2021.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: Secretaria da Educação, 1991 [1987].

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984a.

GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984b [1981], p.49-69.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984c [1981], p.41-48.

GERALDI, J. W.. Prática da leitura de textos na escola. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984d [1983], p.77-88.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes: 1991.

GERALDI, J. W. Ensino de gramática x reflexão sobre a língua. In: GERALDI, J. W. (org.). Linguagem e ensino – exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996, p. 129-136.

GERALDI, J. W. Ler e escrever: uma mera exigência escolar. Revista do SELL. Uberaba/MG (online) – v. 1, n. 1, p. 01-12, 2008. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/20. Acesso: 03 jul. 2022.

GERALDI, J. W. Deslocamentos no ensino de objetos a práticas; de práticas a objetos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 12 mar. 2024.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. In: GERALDI, J. W. (org.). A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015[2003], p.81-101.

MORAIS, A G. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. In: Reunião anual da ANPED, 2002, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/tp25.htm. Acesso: 31 mar. 2021.

POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O estatuto dialógico da análise linguística: caracterização teórico-pedagógica. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 41, n. 2, p. 1-12, 2019a. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/44773/751375149093. Acesso: 1 mai. 2021.

RODRIGUES, R. H. A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C.. (Org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 73-106.

SILVA, A. Mudanças no ensino de gramática/análise linguística: com a palavra, os professores. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro-SP, v. 25, n.48, p.99-113, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304446479_Mudancas_no_ensino_de_gramaticaanalise_linguistica_com_a_palavra_os_professores. Acesso: 6 jan. 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Editora 34, 2017[1929-1930].

Published

2024-07-09

Issue

Section

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi