A A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES NO DEVIR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.211-232Palabras clave:
Educação Básica; Ensino da Língua Portuguesa; Prática de análise linguística/semiótica; Desdobramentos teórico-metodológicos e didático-pedagógicosResumen
Diferentes discussões sobre prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) têm ascendido fortemente nos últimos 20 anos no Brasil, seja como uma reação-resposta à volta centrípeta do ensino da gramática na escola, seja como uma contrapalavra aos documentos político educacionais vigentes voltados à Educação Básica. Em consequência, pesquisas, em Linguística Aplicada, sobre PAL/S vêm crescendo em contexto brasileiro. Nesse panorama, nosso objetivo neste artigo é propor questionamentos sobre a PAL/S e, a partir deles, vislumbrar reflexões sobre essa prática de linguagem em contexto da aula de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Para tanto, apoiamo-nos em pesquisas em Linguística Aplicada prévias sobre o tema, além de, por vezes, responder aos documentos político-educacionais vigentes. A partir disso, nosso artigo caracteriza-se metodologicamente como uma reflexão no entreespaço dos aspectos teórico-metodológicos e didáticos-pedagógicos sobre PAL/S nas aulas de Língua Portuguesa na esfera escolar. Ao fim, ressaltamos que, dentre outras questões a serem mobilizadas, ratificamos o embate ideológico-valorativo entre a tradição e a mudança no ensino de Língua Portuguesa no país.
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