A A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

REFLEXÕES NO DEVIR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.211-232

Palabras clave:

Educação Básica; Ensino da Língua Portuguesa; Prática de análise linguística/semiótica; Desdobramentos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos

Resumen

Diferentes discussões sobre prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) têm ascendido fortemente nos últimos 20 anos no Brasil, seja como uma reação-resposta à volta centrípeta do ensino da gramática na escola, seja como uma contrapalavra aos documentos político educacionais vigentes voltados à Educação Básica. Em consequência, pesquisas, em Linguística Aplicada, sobre PAL/S vêm crescendo em contexto brasileiro. Nesse panorama, nosso objetivo neste artigo é propor questionamentos sobre a PAL/S e, a partir deles, vislumbrar reflexões sobre essa prática de linguagem em contexto da aula de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Para tanto, apoiamo-nos em pesquisas em Linguística Aplicada prévias sobre o tema, além de, por vezes, responder aos documentos político-educacionais vigentes. A partir disso, nosso artigo caracteriza-se metodologicamente como uma reflexão no entreespaço dos aspectos teórico-metodológicos e didáticos-pedagógicos sobre PAL/S nas aulas de Língua Portuguesa na esfera escolar. Ao fim, ressaltamos que, dentre outras questões a serem mobilizadas, ratificamos o embate ideológico-valorativo entre a tradição e a mudança no ensino de Língua Portuguesa no país.

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Biografía del autor/a

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel - PR.

Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel-PR. Professora do curso de graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre Letras e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas sobre Formação (inicial e continuada) de professores e ensino da Língua Portuguesa, sustentadas pela Concepção Dialógica da Linguagem.

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua no PIBID - Língua Portuguesa, na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL.

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Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi