O ENSINO DA COERÊNCIA A PARTIR DE MECANISMOS DA SEMÂNTICA DE PERGUNTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.325-352

Palabras clave:

Coerência Textual, Semântica de Perguntas, Produção e Interpretação de Textos, Linguística e Educação

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir como é possível melhorar a produção textual a partir de uma proposta de critérios gerais de coerência do texto embasada na semântica e na dinâmica de perguntas, que postula três critérios que determinam a pertinência de uma resposta: (i) não-contrariedade, (ii) informatividade e (iii) relevância (GROENENDIJK, 1999; FERREIRA, 2023). Nesse paradigma, tais critérios são ferramentas de análise verbais, a partir de textos orais. A nossa contribuição é mostrar que eles podem ser empregados também na análise de textos escritos e multimodais, assemelhando-se a metarregras assumidas na linguística textual (CHAROLLES, 1988). Ilustramos a proposta com uma sequência didática sobre coerência que estimula a produção textual e a reflexão linguística dos alunos (GERALDI, 1997).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, I. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BACICH, L.; MORÁN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, p. 45-46, jun. 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BORGES NETO, J. A semântica das perguntas. (Texto apresentado em simpósio durante o LV Seminário do GEL - Franca/SP, julho de 2007)

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumário Executivo. Brasília: Inep, 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

BÜRING, D. Contrastive Topic. In: FERY, Caroline & SHIN Ishihara (eds) Handbook of Information Structure. Oxford University Press, 2014.

BÜRING, D. On D-trees, beans, and B-accents. Linguistics & Philosophy 26 (5): 511-545, 2003.

CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. O texto: leitura e escrita, v. 2, p. 39-90, 1988.

CHIERCHIA, G.; MCCONNELL-GINET, S. Meaning and grammar: An introduction to semantics. 1990.

FERREIRA, M. Pragmática: significado, comunicação e dinâmica contextual: Contexto. 2023,

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4ª Ed. Martins Fontes, 1997.

GROENENDIJK, J.; STOKHOF, M. Studies on the Semantics of Questions and the Pragmatics of Answers. These (Doutorado) - University of Amsterdam. 1984.

GROENENDIJK, J. The logic of interrogation (classical version). In Matthews, T.; Strolovitch, D., editors, Proceedings of S.A.L.T. IX, p. 109-126. LSA, 1999.

HAMBLIN, C. Questions in Montague English. Foundations of Language 10: 41-53 (Reprinted in Partee. B. (ed.) (1976) Montague Grammar, Texas: University of Texas Press, 1973.

HASAN, R. & HALLIDAY, M. Cohesion in English. London: Martin JR, 1976.

HEIM, H. & KRATZER, A. Semantics in Generative Grammar, Blackwell Textbooks in Linguistics, Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 10 ed. - São Paulo: Contexto, 2020.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. - São Paulo: Contexto, 2018.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. - São Paulo: Contexto, 2021.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18 ed. - São Paulo: Contexto, 2018.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (org.). Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/ PROEX, 2015, p. 15-33.

PARTEE, B. H. Some transformational extensions of Montague grammar. Journal of Philosophical Logic, v.2, p. 509-534, 1973.

PILATI, Eloísa. Linguística, Gramática e Aprendizagem Ativa. Campinas: Pontes, 2017.

ROBERTS, C. Information Structure in Discourse: Towards an Integrated Formal Theory of Pragmatics. In: YOON, J. H. & KATHOL, A. (eds.) OSU Working Papers in Linguistics 49: Papers in Semantics, 91–136, 1996.

STALNAKER, R. C. Context and Content. New York: Oxford University Press, 1999.

Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi