PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS:

LEITURAS E RESSIGNIFICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS EXECUTADAS PELAS/OS PROFESSORES DO 1º CEB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.14.27.127-152

Palabras clave:

Práticas Pedagógicas, Escolas portuguesas, Alfabetização e Letramento, Políticas neoliberais e fortalecimento da democracia

Resumen

Neste estudo são analisadas práticas pedagógicas de professores do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em escolas da região metropolitana do Porto em Portugal. Para tanto, foi investigada a convergência entre as políticas públicas e a execução de um projeto pedagógico naquelas escolas. O ponto de partida é um recorte de uma investigação etnográfica de base qualitativa, por meio dos instrumentos de observação participante e entrevistas de semiestruturadas a livres, as quais designamos “encontros de bate-papo”. A pretensão é destacar que a escola é vista como um espaço de conflito e contradições, de maneira que os investimentos direcionados para educação alcancem a conformidade nem sempre consensual das políticas neoliberais e o fortalecimento da democracia

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Escolas portuguesas. Alfabetização e Letramento. Políticas neoliberais e fortalecimento da democracia

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Biografía del autor/a

Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe com doutorado Sandwish pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do PorTO/PT. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, suzana²academico.ufs.br

 

Fátima Carneiro Pereira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Universidade do Porto)

Professora Associada com Agregação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Diretora do Mestrado em Ciências da Educação (MCED), membro do Conselho Pedagógico da FPCEUP, da Comissão Científica do MCED e da Comissão de Assessoria do Programa Doutoral em Ciências da Educação; é ainda Coordenadora da Área Estratégica “Formação, Equidade e Profissão Docente” e da Comunidade de Prática em Investigação “Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação” do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP. Tem coordenado vários cursos de mestrado no domínio da formação de professores, da supervisão e da gestão educacional. É, ainda, membro de conselhos científicos/editorias e referee de várias revistas nacionais e internacionais e avaliadora de candidaturas a programas de apoio à investigação no âmbito da Comissão Europeia (CE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A investigação que desenvolve tem-se centrado na profissionalidade docente, privilegiando as suas relações com a formação de professores. Nas últimas décadas publicou inúmeras obras nacionais e internacionais sobre educação escolar e formação de professores. Está envolvida em diversas redes de investigação internacionais da Europa e da América Latina.

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Publicado

2025-02-05

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo