A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR E A NOÇÃO DE TEMPO:
O ENSINO DE HISTÓRIA PARTINDO DO CONCRETO PARA O ABSTRATO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.183-211Palabras clave:
Ensino de História, Museu Histórico Temporário, Materialidade, TemporalidadeResumen
O presente trabalho resultou de uma experiência de ensino, desenvolvida com alunos do sexto ano de uma escola pública do município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, que analisou a construção das noções de temporalidades por meio da materialidade. A partir do método da pesquisa-ação, examinamos o processo de elaboração do museu histórico temporário, constituído por fontes históricas familiares, e investigamos, mediante aplicação de intervenções de ensino, como se deu a construção das noções temporais utilizando a materialidade como recurso didático. A conclusão a que se chegou foi que a utilização de recursos concretos, documentos históricos transformados em materiais didáticos, como mediadores na construção de conceitos históricos abstratos, como as noções de temporalidade, apresentou grande potencialidade como estratégia de ensino, desde que o alunado participasse de todo o processo de elaboração conceitual e não recebesse conceitos prontos.