Comandos de produção textual:
uma análise reflexiva sobre o processo de escrita como forma de interação
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.569-591Resumen
RESUMO: Compreender a linguagem no ensino da produção de texto como forma de interação significa assumir uma conduta discursiva, que a considera na relação entre sujeitos situados sócio-historicamente. É essa compreensão que subjaz o Currículo dos Anos Iniciais (AMOP, 2007, 2015, 2020), ao orientar o ensino de Língua Portuguesa (LP), a partir do qual questionamo-nos: que elementos de uma proposta de escrita como forma de interação estão sendo garantidos em comandos escritos de produção textual? Assim, objetivamos, neste artigo, refletir sobre a escrita como forma de interação e sobre suas implicações na condução da atividade de produção textual. Para isso, olhamos para comandos de produção de texto elaborados por professores do 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, da região Oeste do Paraná, amparadas em autores como Geraldi (1997), Menegassi (2004), Costa-Hübes (2012), sem perder de vista escritos do Círculo de Bakhtin. As análises nos mostram que ainda são poucos os elementos da interação contemplados pelos professores na elaboração de comandos de produção de texto que antecedem a escrita do aluno.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita como forma de interação; Pressupostos curriculares; Comandos de produção de texto; Análise Reflexiva.