PEDALANDO PARA A ESCOLA COMO UMA ALTERNATIVA EQUILIBRADA DE TRANSPORTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Mariza Antunes de Lima UFPR
  • Guilherme da Silva Gasparotto IFPR
  • Clóvis Jacob Martins

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.189-206

Palabras clave:

Revisão Sistemática, Bicicleta, Mobilidade e Escola.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma revisão sistemática sobre os estudos que apresentam o uso da bicicleta como meio de transporte ativo de crianças e adolescentes para a escola e, também o de compreender como a bicicleta impacta no meio educacional destes alunos. Esta revisão incluiu estudos publicados nos últimos cinco anos nas seguintes bases de dados eletrônicas: Eric/Thesaurus, Scopus, Sportdiscus e Scielo. Foram utilizados para a busca os seguintes descritores e suas combinações possíveis (Physical Education, School, Biclycle e Cycling). Seis artigos foram incluídos nesta revisão, após todos os critérios de seleção, todos os estudos analisados apresentaram relação entre bicicleta e transporte ativo para a escola de modo eficiente. Outros pontos relevantes destacados nos estudos foram: o aumento do tempo de atividade física entre crianças e adolescentes; o uso de programas públicos de compartilhamento de bicicletas; a prevenção de doenças e, a diminuição da evasão escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme da Silva Gasparotto, IFPR

Doutor em Educação Física; Docente dos Programas de Pós Graduação em Educação da UFPR

Clóvis Jacob Martins

Mestrando em Educação pela UFPR e Especialista em educação Física Escolar.

Publicado

2021-12-14

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo