PEDALANDO PARA A ESCOLA COMO UMA ALTERNATIVA EQUILIBRADA DE TRANSPORTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.189-206Keywords:
Revisão Sistemática, Bicicleta, Mobilidade e Escola.Abstract
O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma revisão sistemática sobre os estudos que apresentam o uso da bicicleta como meio de transporte ativo de crianças e adolescentes para a escola e, também o de compreender como a bicicleta impacta no meio educacional destes alunos. Esta revisão incluiu estudos publicados nos últimos cinco anos nas seguintes bases de dados eletrônicas: Eric/Thesaurus, Scopus, Sportdiscus e Scielo. Foram utilizados para a busca os seguintes descritores e suas combinações possíveis (Physical Education, School, Biclycle e Cycling). Seis artigos foram incluídos nesta revisão, após todos os critérios de seleção, todos os estudos analisados apresentaram relação entre bicicleta e transporte ativo para a escola de modo eficiente. Outros pontos relevantes destacados nos estudos foram: o aumento do tempo de atividade física entre crianças e adolescentes; o uso de programas públicos de compartilhamento de bicicletas; a prevenção de doenças e, a diminuição da evasão escolar.