O trabalho com a música na sala de aula: narrativas de professoras dos anos iniciais

Autores/as

  • Isamar Marques Candido Pales
  • Sandra Suely de Oliveira Souza universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sandra Marcia Campos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.281-306

Palabras clave:

Sentido da música. Narrativas. Prática docente.

Resumen

Neste artigo, abordamos a música na prática docente como um dispositivo significativo para a ampliação da percepção, escuta e criatividade, oportunizando a ampliação do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, buscamos aproximarmo-nos dos educadores a fim de interpretar, por meio das práticas e ações desenvolvidas, como apresentam a música em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa seguiu o viés qualitativo, em uma perspectiva fenomenológica, baseada na hermenêutica de Merleau-Ponty. As narrativas produzidas pelas educadoras atuantes nos primeiros anos do ensino fundamental, formadas pelo curso de Pedagogia da UESB, campus de Vitória da Conquista – BA, permitiram perceber que as práticas musicais estão relacionadas apenas ao relaxamento e diversão dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-17

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo