Considerações em torno da política linguística da Libras e da Educação Bilíngue Libras/Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos surdos

Autores/as

  • Poliana da Silva Lima Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.14.49-64

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma Modalidade Educativa para pessoas que não tiveram acesso à escolarização nas idades próprias previstas na legislação brasileira. Os surdos brasileiros, também, ingressam tardiamente na escola, ou seja, estão e são (possíveis) alunos da EJA. Mas quais as condições educacionais oferecidas ao jovem e adulto surdo na EJA ofertada nas escolas públicas do nosso país? O que a EJA deve proporcionar aos sujeitos surdos? Este estudo surge a partir destas e de outras inquietações e tem como objetivo apresentar acepções teóricas e legais em torno da EJA para surdos que atendam às deliberações de uma Política Linguística da Libras e da Educação Bilíngue Libras/Língua Portuguesa. Trata-se de um estudo de cunho documental com base na Lei 10.436/02, no Decreto 5626/05 e no Relatório sobre a Política Linguística (PL) de Educação Bilíngue Libras-Língua Portuguesa, além de autores que abordam as questões de Educação de Surdos, da EJA e de políticas linguísticas. Os resultados revelam que a EJA para Surdos deve agregar uma proposta curricular e organizacional que contemple dentre diversas inovações, um ensino bilingue/bicultural que atenda as principais deliberações das Políticas Linguísticas como forma de legitimar a emancipação social e cultural desses sujeitos.

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Publicado

2020-10-23

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo