PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO:

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529

Palabras clave:

Didática;

Resumen

Resumo:

O objetivo a ser alcançado nesse estudo é investigar a inter-relação entre a didática e a Teoria Histórico-Cultural a fim de sistematizar princípios didáticos que contribuam com a organização e o desenvolvimento da atividade de ensino de conteúdos escolares pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos duas categorias para a sistematização desses princípios: a primeira contempla os princípios que retratam sobre o objeto de aprendizagem, isto é, os conceitos científicos. Na segunda, formulamos os princípios relacionados ao sujeito de aprendizagem. Em síntese, consideramos, neste estudo, que a escola deve ser compreendida como o lócus privilegiado para a socialização dos conhecimentos que vão além daqueles que são disponibilizados na vida cotidiana dos alunos.

Palavras-chave: Didática; Teoria Histórico-Cultural; Organização do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Luiz Gasparin, Uem

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor Associado na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação, formação docente, fomaração docente e educação.

Paula Tamyris Moya, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus de Apucarana/Pr.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente é professora da rede municipal de educação de Cambira-PR e da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR campus de Apucarana/Pr. . Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino, Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM). Atua no ensino, extensão e pesquisa para a formação pedagógica de professores.

Publicado

2022-12-13

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo