PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENSINO:
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.507-529Keywords:
Didática;Abstract
Resumo:
O objetivo a ser alcançado nesse estudo é investigar a inter-relação entre a didática e a Teoria Histórico-Cultural a fim de sistematizar princípios didáticos que contribuam com a organização e o desenvolvimento da atividade de ensino de conteúdos escolares pelos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos duas categorias para a sistematização desses princípios: a primeira contempla os princípios que retratam sobre o objeto de aprendizagem, isto é, os conceitos científicos. Na segunda, formulamos os princípios relacionados ao sujeito de aprendizagem. Em síntese, consideramos, neste estudo, que a escola deve ser compreendida como o lócus privilegiado para a socialização dos conhecimentos que vão além daqueles que são disponibilizados na vida cotidiana dos alunos.
Palavras-chave: Didática; Teoria Histórico-Cultural; Organização do ensino.